Trabalho Protecionismo E Liberalismo

Páginas: 8 (1959 palavras) Publicado: 26 de março de 2015
Liberalismo X Protecionismo


Protecionismo

Protecionismo é a teoria que propõe um conjunto de medidas econômicas que favorecem as atividades econômicas internas em detrimento da concorrência estrangeira. Tal teoria é utilizada por praticamente todos os países, em maior ou menor grau.
Essa política é oposta ao livre comércio, onde as barreiras governamentais ao comércio e circulação decapitais são mantidos a um mínimo. Nos últimos anos, tornou-se alinhado com antiglobalização. O termo é usado principalmente no contexto da economia, onde o protecionismo refere-se a políticas ou doutrinas que protegem as empresas e os trabalhadores dentro de um país, restringindo ou regulando o comércio com nações estrangeiras.
Como exemplo de medidas protecionistas, podemos citar:
Criação de altastarifas e normas técnicas de qualidade para produtos estrangeiros, reduzindo a lucratividade dos mesmos;
Subsídios à indústria nacional, incentivando o desenvolvimento econômico interno;
Fixação de quotas, limitando o número de produtos, a quantidade de serviços estrangeiros no mercado nacional, ou até mesmo o percentual que o acionário estrangeiro pode atingir em uma empresa.

Mecanismosprotecionistas:
- Aumento da carga tributária sobre a importação de gêneros agrícolas e manufaturados;
- Criação de diversas regras e normas para a entrada de produtos estrangeiros;
- Utilização de subsídios para baratear os produtos nacionais.

Esta doutrina visa proteger o mercado interno através da criação de mecanismos que dificultam a entrada no país de mercadorias importadas, reduzem a competiçãoexterna e assim permitem o livre desenvolvimento das atividades econômicas internas. A teoria contrária ao protecionismo  é o livre-comércio. Através desta linha de atuação, garante-se a independência de um país, enquanto ao se optar pelo caminho inverso, atinge-se o estágio da interdependência entre Estados concorrentes.
Todos os países, mais ou menos, adotam essas medidas econômicas em algum momentode sua trajetória político-econômica. Para tanto, estabelecem tarifas elevadas e impõem regras técnicas aos produtos externos, gerando assim uma série de obstáculos que tornam mais difícil sua entrada no mercado nacional, ao diminuir sua margem de lucros. Também é comum criar subsídios à indústria interna, propiciando um crescimento mais intenso; e instituir uma porcentagem fixa de mercadorias ede trabalhos estrangeiros no mercado interno.







Liberalismo:
O Liberalismo é uma doutrina baseada na liberdade individual, nos campos econômico, político, religioso e intelectual, contra as intervenções e atitudes de estabelecer pena do poder estatal. Apesar de diversas culturas e épocas apresentarem indícios das idéias liberais, o liberalismo definitivamente ganhou expressão moderna com osescritos de John Locke (1632 - 1704) e Adam Smith (1723-1790). John Locke pensava que o homem tinha capacidade de fazer do mundo um lugar melhor pra se viver.
Liberalismo econômico
Do ponto de vista econômico, o liberalismo vem dos fisiocratas, de A. Smith e da teoria do livre câmbismo (comércio livre, desenvolvida por eles). O liberalismo esteve intimamente relacionado com o capitalismo e foi abase do desenvolvimento econômico industrial do século XIX, especialmente da expansão econômica da Inglaterra em todo o mundo.
Liberalismo político
O liberalismo político implicava a restrição do poder estatal, não permitindo que o Estado interfira em alguns direitos fundamentais como o direito à vida, à felicidade e à liberdade.
Liberalismo social
O propósito do liberalismo social é defender osdireitos humanos e as liberdades civis dos cidadãos contra possíveis atos de opressão do Estado. No entanto, o liberalismo social vai além disso, mas indica que o Estado deve proporcionar aos cidadãos oportunidades a nível econômico, de saúde, de educação, etc.
No liberalismo o comércio é livre ,os consumidores sempre conseguiram obter um produto pelo menor preço possível ,porque há uma constante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liberalismo x protecionismo
  • Protecionismo vs Liberalismo
  • Protecionismo x liberalismo
  • Estudo de caso Protecionismo ou Liberalismo
  • Liberalismo X Protecionismo
  • Protecionismo x liberalismo na politica
  • liberalismo x protecionismo
  • Protecionismo x liberalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!