TRABALHO PROTE O CAT DICA CETEPIS

3283 palavras 14 páginas
TRABALHO PROTEÇÃO CATÓDICA

Curso: Inspetor de Equipamentos
Disciplina: Trabalho Proteção Catódica
Insp. Mário Sérgio de Oliveira Mello
Estudante - Usuário: 201411005

Referências Bibliográficas

Sites Pesquisados: http://inspecaoequipto.blogspot.com.br/2013_11_01_archive.html https://www.scribd.com/fullscreen/143766116?access_key=key-etetg54rmg7aujrgmbo&allow_share=false&escape=false&show_recommendations=false&view_mode=scroll

http://www.realum.com.br/monel2.php

http://inspecaoequipto.blogspot.com.br/2013_11_01_archive.html

PROTEÇÃO CATÓDICA INTERNA

Os tanques de armazenamento de petróleo normalmente apresentam certa quantidade de água salgada no fundo e, portanto, podem receber proteção catódica nessa região. Para outros produtos, a necessidade de proteção catódica é definida em função da existência de água, dos valores de resistividade, das condições de aeração etc.
O tipo de proteção normalmente adotado é a proteção catódica galvânica com anodos de zinco ou alumínio (Figuras 20.11 e 20.12). Anodos de magnésio são utilizados apenas quando o produto armazenado for água doce.

Proteção catódica galvânica no interior de tanques. Distribuição típica de anodos no fundo do equipamento.

Proteção catódica galvânica. Anodos.

Desta forma, a proteção interna anticorrosiva do fundo de tanques de armazenamento de petróleo e seus derivados é normalmente realizada, de maneira econômica, com uma pintura de excelente qualidade (prolongando-se ao costado até uma altura de 1m) e, complementada, caso necessário, por uma proteção catódica galvânica.

PROTEÇÃO CATÓDICA EXTERNA

Apenas os tanques montados sobre bases de concreto elevadas e com excelente impermeabilização, entre a base e a chaparia do fundo, podem ser considerados isentos de corrosão externamente ao fundo. Desta forma, do ponto de vista econômico, é normalmente interessante o

Relacionados