Trabalho Pronunciamento T cnico CPC 16

691 palavras 3 páginas
Pronunciamento Técnico CPC 16
Objetivo
Tendo como objetivo estabelecer o tratamento contábil para os estoques o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) na gestão contábil com o pronunciamento CPC 16, vem a proporcionar uma orientação sobre a determinação do valor de custo dos estoques e também sobre o seu subsequente reconhecimento como despesa em resultado, onde é incluída qualquer redução ao valor realizável líquido. Além de proporcionar orientação sobre o método e os critérios usados para atribuir custos aos estoques.
A questão fundamental na contabilização dos estoques é quanto ao valor do custo a ser reconhecido como ativo e mantido a contabilização dos estoques é quanto ao valor do custo a ser reconhecido como ativo e mantido nos registros até que as respectivas receitas sejam reconhecidas. Este Pronunciamento proporciona orientação sobre a determinação do valor de custo dos estoques e sobre o seu subsequente reconhecimento como despesa em resultado, incluindo qualquer redução ao valor realizável líquido.

.

Algumas das Principais Características do Pronunciamento Técnico CPC 16

Na questão do Balanço o Pronunciamento Técnico CPC 16, exige que os estoques sejam mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, aquilo que for menor. Onde no que tange a questão da Avaliação Financeira, o CPC 16 afirma que não deverão ser incluídos no custo dos estoques os salários e outros gastos com as vendas e com o pessoal geral administrativo, pois estes deverão ser reconhecidos como despesas do período em que são incorridos.

Onde os custos fixos provenientes da capacidade não utilizada em função do volume de produção inferior ao normal devem ser registrados como despesas no período em que são incorridos, não podendo ser alocados aos estoques;

Na existir geração de subprodutos de custo irrelevante, eles devem ser mensurados pelo valor realizável liquido e esse valor deve ser reduzido do custo produto principal;

Em relação ao custo-padrão, se

Relacionados

  • Manual Fipecafi 2010
    528965 palavras | 2116 páginas
  • manual de contabilidade societária
    528945 palavras | 2116 páginas
  • CURSO DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1 Fredie Didier Jr 2013
    325144 palavras | 1301 páginas
  • Direito Administrativo Brasileiro
    310172 palavras | 1241 páginas