TRABALHO PRONTO

Páginas: 8 (1760 palavras) Publicado: 6 de setembro de 2015
ESCOLA SENAI FUNDAÇÃO ZERRENNER








Ana Beatriz Ramos
Antonio Carlos Silva
Camila Dantas Mora
Danilo Henrique Rosa












GANHO DE PONTO, DENSIDADE E ÁREA DE PONTO



















São Paulo
2009
1 GANHO DE PONTO

1.1 DEFINIÇÃO

O ganho de ponto é o aumento ou deformação na dimensão do ponto de retícula, inerente ao processo mecânico de impressão. A medição desse ganho determina comoos pontos estão sendo reproduzidos, informação preciosa para a pré-impressão, que pode então compensar na geração dos filmes ou das chapas (CTP) o ganho de ponto da máquina impressora. 
    Muitos fatores interferem no ganho de ponto, como carga de tinta excessiva, balanço de água/tinta, chapas, condições da impressora, tipo de tinta e de papel. O ganho de ponto deve ser medido em área deretículas e meios tons nos meios tons (retículas) e nos chapados.
O ganho de ponto pode ser medido pelo Densitômetro.


1.2 EFEITO

Faz com que as tonalidades e cores das tintas apresentem comportamentos diferentes do esperado, em especial nas retículas dos meio-tons. Normalmente, essas cores têm uma tendência ao escurecimento, que pode ser maior ou menor conforme o tipo de papel e processo deimpressão. Mas também há casos de “ganho de ponto negativo”, onde as cores clareiam.

Figura 1. Gráfico de Ganho de Ponto
Fonte: Feito pelo próprio grupo



1.3 FATORES

Tinta: O excesso e as condições da tinta (como o tack) no processo de impressão pode ser responsável pelo ganho de ponto.
Água/tinta: Se a tinta estiver emulsionada (‘água’ em excesso absorvida pela tinta, no caso de tinta pastosa).Chapas: A exposição excessiva pode causar o ganho de ponto e uma exposição insuficiente pode causar o afinamento dos mesmos. A revelação incompleta também pode gerar problemas nos pontos.
Blanqueta: O ajuste inadequado da blanqueta pode causar o ganho de ponto, como excesso de calço, ela ser muito macia para o suporte, estar frouxa e a pressão excessiva sobre o suporte.
Pressão: O ajusteinadequado da pressão entre a chapa e os rolos entintadores e/ ou entre a chapa e a blanqueta e entre a blanqueta e papel (contra-pressão).
Papel: O tipo de papel também tem grande influencia na qualidade de impressão dos pontos de retícula. Quanto mais áspero e a absorvente for o papel de impressão, maior será o ganho de ponto e mais difícil o controle de qualidade.
Anilox: na flexografia, oganho de ponto ocorre quando há pressão excessiva no sistema anilox-clichê-substrato ou quando há a má formação dos clichês.
Rotogravura: Nesse sistema de impressão o ganho de ponto pode ocorrer pelo excesso de pressão e/ou tinta.


1.4 POSSÍVEIS SOLUÇÕES

Se for previsto um ganho de ponto de 20% então o tamanho dos pontos, nos filmes, pode ser reduzido em 20% para compensar o que acontecerádurante a impressão. O ganho de ponto é medido nas áreas de tons médios, porque os maiores valores ocorrem nessa região. Como é praticamente impossível eliminar esse fenômeno do ganho de ponto, a pré-impressão pode compensar assim esse problema.
Existem alguns cuidados que podem ajudar a controlar a porcentagem de ganho, mantendo-a em níveis mínimos. A manutenção adequada e periódica das máquinasimpressoras, como ajustes de pressão, blanquetas, chapas e análise da molhagem, tinta, clichês e o substrato podem ajudar a evitar o ganho.






























2 DENSIDADE

2.1 DEFINIÇÃO

No Aurélio: Qualidade do que é denso. Relação entre a massa de um corpo e seu volume.
Na Física: É definida como a massa por unidade de volume de uma substância. Densidade = Massa / volume
Nas ArtesGráficas: Quando a luz incide sobre um objeto uma parte é absorvida e a restante pode atravessá-lo ou desviar-se em maior ou menor grau. São atribuídos valores numéricos para poder comparar esses diferentes níveis de “luz” que atravessa o material. Tanto menor é a quantidade de luz que atravessa quanto maior é a densidade óptica da substância.


2.2 COMO SE MEDE

Densitometria: O procedimento de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Pronto
  • trabalho pronto
  • Trabalho Pronto
  • TRABALHO PRONTO
  • Trabalhos prontos
  • Trabalhos prontos
  • Trabalhos prontos
  • Trabalhos prontos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!