Trabalho Pronto

Páginas: 9 (2089 palavras) Publicado: 7 de abril de 2015

1. INTRODUÇÃO

A Spathodea campanulata, é uma espécie pertencente à família Bignoniaceae. Conhecida popularmente como: Tulipeira, Árvore-de-bisnagas, Árvore-de-tulipas, Bisnagueira, Espatódea, Tulipeira-africana e Tulipeiro africano, é uma planta nativa da África equatorial, localizada em países como: Gana, Nigéria, Gabão, Camarões e Senegal. Apresenta estatura entre 15 a 25 metros de altura,as flores desta espécie tem a coloração vermelho berrante e a copa desta espécie é densa e muito rústica (JOLY, 1985).


Sphatodea campanulata (visão geral da planta)

(Fonte: http://selectree.calpoly.edu/treedetail.lasso?rid=1349.
Acesso em: 05/05/2014).
Spathodea campanula (visão detalhada da flor)
(Fonte://flores.culturamix.com/flores/naturais/tulipeira-spathodea-campunalata.
Acesso em:05/05/2014

Devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil, bem drenado, e enriquecido com matéria orgânica. Árvore tipicamente tropical, não se adapta a países de clima frio. Multiplica-se por sementes e estacas que germinam com facilidade. Devido à sua grande capacidade reprodutiva, a Spathodea campanulata pode tornar-se invasiva em determinadas situações. Nas zonas tropicais, subtropicais eincluindo a América do Sul é frequente empregá-las na arborização das cidades (OFORI-KWAKYE et al., 2009).
Em diversas regiões africanas é utilizada pelas populações locais para o cuidado com a saúde utilizando-a para: a cura de feridas, o tratamento da dispepsia, úlcera péptica, artrite, fraturas, dor de dente, dor de estômago, úlcera de estômago, entre outros (OFORI-KWAKYE et al., 2009).
Vistoseu uso na medicina popular, o presente trabalho tem como objetivo verificar o potencial fitoterápico da espécie Spathodea campanulata. Para tal será feita a revisão bibliográfica de artigos científicos com o intuito de investigar a eficácia da espécie para o tratamento de doenças.

2. Material e métodos
Como principal ferramenta para a pesquisa bibliográfica da Spathodea, foram feitas buscas pordiversos indexadores: Google Acadêmico, Science direct e Pubmed do Medline, relatados no quadro 1, porém também utilizamos de pesquisas feitas em livros na biblioteca da Universidade São Judas Tadeu, porém sem grandes resultados. Foram utilizadas uma sequência de três palavras chaves que são:
Spathodea: nome científico da espécie pesquisada;
Phytoterapy: que seria o uso fitoterápico da planta;
EHIV, antioxidante e antimicrobiano.
O primeiro passo para a pesquisa é a utilização do nome cientifico, após isso os tópicos a serem abordados, nesse caso, a fitoterapia e o tratamento para diabéticos. Teve-se um resultado quantitativo desses dados relacionados no quadro 1.
Quadro 1- Lista e endereço eletrônico das Bases de Dados/Indexadores utilizados para a busca dos estudos sobre o Spathodeacampunalata na internet.

Indexador
Endereço eletrônico
Google Acadêmico
http://scholar.google.com.br
Pubmed do Medline
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/
Science Direct
http://www.sciencedirect.com

No indexador Science Direct não foi encontrado nenhum artigo para análise da eficácia da planta para Spathodea campunalata + phytoterapy + anti- HIV+ antimicrobiana +antifúngico + antioxidante.3.Resultados e Discussões

3.1 Universo de Estudos sobre Spathodea campanulata e anti-HIV, antimicrobiana, antifúngico e antioxidante.

Do levantamento nos indexadores com o nome específico Spathodea campanulata encontraram-se poucas indicações e estudos relatados em artigos científicos,e agregando às palavras fitoterapia e anti-HIV,antimicrobiana,antifúngico e antioxidante.

Tabela 1 – Detalhamento dostotais de sites e artigos encontrados com o levantamento nos indexadores pela internet realizado em 19 de Maio de 2014.



Indexador (site)



Spathodea campunalata
Palavras Chave Para Busca
Spathodea campunalata+
phytoterapy


Spathodea campunalata+
phytoterapy+
anti-HIV+antimicrobiana+
antifúngico+antioxidante
Google acadêmico
Medline (pubmed)
Science direct
240
20
8

87
4
2
1
1
0

De vários...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho pronto
  • Trabalho Pronto
  • TRABALHO PRONTO
  • TRABALHO PRONTO
  • Trabalhos prontos
  • Trabalhos prontos
  • Trabalhos prontos
  • Trabalhos prontos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!