TRABALHO PRODUTOS CORROSIVOS

3645 palavras 15 páginas
1. INTRODUÇÃO
Visamos mostrar a evolução, importância e os cuidados que precisamos ter nas atividades de Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais. Dando ênfase a riscos que essa atividade pode proporcionar além do Transporte de Produtos Perigosos.
Entre as numerosas cargas movimentadas e armazenadas no Brasil todos os dias, muitas pertencem a categoria de cargas perigosas. Estes produtos oferecem inúmeros riscos à saúde das pessoas, ao meio ambiente e ao patrimônio se não forem obedecidas normas técnicas de segurança e saúde.
Os produtos químicos, devido às suas propriedades, muitas vezes desconhecidas por não especialistas, por essa razão, toda e qualquer atividade que necessite de transporte, do armazenamento, da utilização (manuseio) ou do descarte devem ser executados de tal maneira que as substâncias não entrem acidentalmente em contato com outras que lhes são incompatíveis.
O local de armazenagem deve ser preferencialmente fora das bancadas de trabalho, com espaço suficiente, contendo prateleiras largas e seguras. O local deve ser bem ventilado e bem iluminado, preferencialmente com exaustão e com duas saídas. São também amplamente recomendáveis instalações elétricas à prova de explosões.
Os produtos químicos devem ser armazenados por família e em distância mínima de um metro entre as famílias. Os compostos corrosivos, como ácidos inorgânicos, bases e mais potencialmente perigosos devem ser armazenados sempre na parte inferior da bancada (prateleira).
A seguir daremos ênfase ao produto químico perigoso Classe 8 corrosivos.

2. SUBSTÂNCIAS CORROSIVAS

As substâncias da Classe 8 (substâncias corrosivas) são substâncias que, por ação química, causam severos danos quando em contato com tecidos vivos ou, em caso de vazamento, danificam ou mesmo destroem outras cargas ou o próprio veículo; podem, também, apresentar outros riscos.Podem existir no estado solido ou liquido.
Basicamente existem dois principais grupos de materiais que apresentam

Relacionados

  • Apostila De Quimica Aplicada
    63858 palavras | 256 páginas