Trabalho praça publica

Páginas: 9 (2106 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2012
Conceito e destino das praças publicas: Qualquer espaço publico livre de edificações e que propicie convivência e recreação para seus usuários. A típica praça se caracteriza, por ser bastante ocupada por vegetação e arborização. Quando ela recebe um maior tratamento, ou quando foi resultado de um projeto, ela também costuma possuir equipamentos recreativos e contemplativos (como playgrounds,recantos para estar, equipamentos para ginástica e cooper, bancos e mesa). Para as grandes cidades um recanto onde o cidadão pode ter contato com a natureza, tendo como seu principal objetivo ser um espaço para convivência familiar e social.



http://www.araraquara.com/noticias/cidade/2011/10/14/moradores-de-rua-invadem-pracas-e-incomodam-vizinhos.html

Moradores de rua invadem praças e incomodamvizinhos

A frequência com que as praças e áreas públicas de Araraquara em bairros como Carmo e São Geraldo, na Região Noroeste da cidade, estão sendo utilizadas pela população em situação de rua está incomodando os moradores do entorno.

Eles reclamam de uso de álcool, drogas e até práticas sexuais. Pedestres também denunciam a grande quantidade de pessoas pedindo esmola nos semáforos. Hoje, acidade tem pelo menos 200 pessoas nessas condições.

"É muito desagradável você ver um bando de bêbado no meio da tarde quando vai atravessar uma praça", diz o aposentado Roberto Bonetti.

A mesma situação deixa a recepcionista Andréia Luzia Rastelli desconfortável. Ela diz que parou de passar por certas ruas da cidade para não cruzar com pedintes. "Os que mais me incomodam são aqueles que ficam nossemáforos. Parece que eles marcaram território", afirma. "A gente vê sempre os mesmos, com o mesmo discurso. Se eu for ajudar a todos, vou acabar precisando de apoio também", reclama.


Sem casa

Se a presença dos moradores de rua nas proximidades das casas gera insegurança entre os vizinhos, o fato de não ter onde morar é um problema social que precisa ser resolvido. "Me sinto muito desprotegido",diz Ismael Pedro Ferreira, que mora nas ruas. "Eu durmo aqui na Praça do Carmo, como a refeição que a igreja oferece e fico com os meus amigos. Para comprar nossa pinguinha, a gente pede dinheiro para quem passa", diz. "Já fui até a Casa Transitória várias vezes, mas é muito pouca a ajuda que a Prefeitura nos dá", fala.

Em seu relato, ele diz que se sente discriminado. "As pessoas acham queporque eu bebo, não tenho valor. Queria trabalhar, mostrar que, apesar de não ter uma casa, também sou gente", desabafa.

R$ 13 mil é a quantia mensal gasta com a manutenção da Casa Transitória. A verba é repassada pelo Governo Estadual. Com o Creas-Pop, a quantia seria dobrada.


Eu vi

Esses dias fui fazer compras próximo à Praça do Carmo e vi um casal de moradores de rua deitado na grama,assistindo a uma tevê que estava ligada na energia do poste. Acho muito desagradável essa situação. Você para o carro e é abordado por várias pessoas, todas bêbadas. Roberto Bonetti (Aposentado)


Outro lado

Prefeitura investe em pesquisa e consultoria

A gerente da Proteção Social Especial Elizabeth Frezatti explica que a Prefeitura realiza uma pesquisa com os moradores de rua que acolhe na CasaTransitória, onde oferece banho e refeição, e disponibiliza uma passagem de ônibus para os itinerantes voltarem a suas cidades de origem. Outro projeto em andamento é a instalação do Centro de Referência Especializado de Atendimento à População em Situação de Rua (Creas-Pop), que deverá oferecer cursos profissionalizantes e serviços básicos.



04 de outubro de 2011 às 08h54 | Marcos Silva disse:
Umproblema Social crescente em nossa Cidade, talvez pela qualidade de vida. A alimentação é a essência de nossa sobrevivência, pois se estão sendo alimentados pela própria população que reclama, não há de se reclamar. Se fossemos fazer um levantamento teríamos o seguinte perfil desta população de rua: -noventa E nove por cento tem passagem criminal -noventa e nove por cento não são de nossa cidade -cem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bebidas em praça publica
  • Trabalho Praças
  • Praças públicas sustentáveis
  • A praça pública
  • - PRAÇAS PÚBLICAS
  • Iluminação Pública da Praça Vila do Ouro
  • TRABALHO DE MARKETING
  • O Papel das praças públicas: estudo de caso da praça Raposo Tavares na cidade de Maringá

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!