trabalho pos custo oportuidade

464 palavras 2 páginas
Custo de Capital
Custo do capital é o rendimento requerido sobre os vários tipos de financiamento. Este custo pode ser explícito ou implícito e ser expressado como sendo o custo de oportunidade para uma alternativa equivalente de investimento.
A determinação do custo de capital implica a necessidade de estimar o risco do investimento, analisando os componentes que conformarão o capital (como a emissão de acções ou a dúvida). A avaliação custo de capital informa quanto ao preço que a empresa paga por usar o capital. Esse custo é calculado como uma taxa: existe uma taxa para o custo de dúvida e outra para o custo do capital próprio; ambos os recursos formam o custo do capital.
Custo de oportunidade
O custo de oportunidade é um conceito económico que permite fazer referência ao valor da melhor opção não realizada ou ao custo do investimento dos recursos disponíveis em detrimento dos investimentos alternativos disponíveis.
É caso para dizer que o custo de oportunidade está associado àquilo a que um agente económico renuncia na hora de tomar uma decisão. O custo de oportunidade também é o custo de um investimento não levado a cabo (calculado, por exemplo, com base na rentabilidade esperada dos fundos investidos).
Para que um investimento tenha lógica financeira, o seu rendimento deve ser, no mínimo, igual ao custo de oportunidade. Caso contrário, seria mais aquilo que se iria perder por descarte do que aquilo que se ganharia pelo investimento concretizado.
O custo de oportunidade também pode ser estimado a partir da rentabilidade que teria um investimento e tendo em conta o risco aceite. Este tipo de cálculos permite contrastar o risco dos diversos investimento possíveis.

TAXA MÍNIMA DE ATRATIVIDADE
A Taxa Mínima de Atratividade (TMA) é a um conceito das ciências econômicas. É a taxa que representa o mínimo que um investidor se propõe a ganhar quando faz um investimento. A TMA é, na maioria das vezes, pessoal e intransferível porque a propensão ao risco varia de

Relacionados

  • Planejamento Estratégico
    2959 palavras | 12 páginas
  • Conceitos gerais da qualidade
    13661 palavras | 55 páginas
  • PPLANO DE NEGÓCIOS DA MOZ ECO-TIJOLOS LDA
    28852 palavras | 116 páginas
  • Administração de vendas
    71037 palavras | 285 páginas