Trabalho Portugu s Poliana

638 palavras 3 páginas
COESÃO E COERÊNCIA

SERRA/ES
2015

COESÃO E COERÊNCIA

Trabalho apresentado à disciplina de Português como pré requisito de nota parcial, sob os cuidados da professora Ivanete.

SERRA/ES
2015
Coesão
Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.
Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos.
A coesão é a manifestação linguística da coerência, advém de maneira como os conceitos e relações subjacentes são expressos na superfície textual. Responsável pela unidade formal do texto, a coesão constrói-se através de mecanismos gramaticais (pronomes anafóricos, artigos, elipse, concordância, correlação entre os tempos verbais e conjunções).

Exemplos de coesões presente no texto:
“Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, porque consideram injusta a atual distribuição de terras. Porém o ministro da agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia uma vez que o projeto de reforma agrária pretende assentar milhões de sem-terra.”

As palavras destacadas tem o papel de ligar as partes do texto, podemos dizer que eles são responsáveis pela coesão do texto.

Os principais são:
Palavras de Transição: São palavras responsáveis pela coesão do texto, estabelecem a inter-relação entre as enunciadas( orações, frases, parágrafos) . São preposições, conjunções, alguns advérbios e locuções adverbiais.

Coesão Por Referência: Existem palavras que tem a função de fazer referência, são eles:
- Pronomes Pessoais= eu, tu, ele, me, te, os...
- Pronomes Possessivos= meu, teu, seu, nosso...
- Pronomes Indecisivos= algum, nenhum, todo...
- Pronomes Relativos= que, o, qual, onde...
- Advérbios de Lugar= Aqui, aí, lá. EX: “Marcela obteve uma ótima colocação no concurso. Tal resultado demonstra que

Relacionados

  • Significado dos Nomes
    26863 palavras | 108 páginas