TRABALHO PORTUGA

632 palavras 3 páginas
SALÁRIO MÍNIMO
Grupo: Eduarda, Douglas, Giulia, Jorge, Joyce e Tauan
Língua Portuguesa

REAJUSTES:

• Nos cálculos do governo, o trabalhador brasileiro teve um ganho real de 73,35% em seus rendimentos nos últimos dez anos, graças aos reajustes do salário mínimo.
Esse percentual — superior ao aumento de preços no período — é resultado de uma fórmula que leva em conta a inflação e o resultado do crescimento do PIB (Produto
Interno Bruto) dos dois anos interiores; mas ela só vale até 2015.
• Vence no próximo ano a lei que regula o reajuste, e ainda não se sabe como esse cálculo passará a ser feito. Economistas e representantes dos trabalhadores têm opiniões divergentes quanto ao cálculo que deverá ser usado para calibrar o aumento do salário.
• Os reajustes do salário mínimo baseiam-se no preceito constitucional de que o mesmo deve ser suficiente para garantir as despesas familiares com alimentação, moradia, saúde, transporte, educação, vestuário, higiene, lazer e previdência.
• O Congresso Nacional é responsável pelos dados.

AONDE O ENCONTRAMOS:
• O salário mínimo geralmente é encontrado com pessoas que não tem muita qualificação para trabalhar em determinado setor, ou até uma pessoa iniciante que esta começando agora no mercado de trabalho sem nenhuma experiência e nenhum conhecimento. A maioria das empresas geralmente na área de comercio, a qual não exige muita qualificação especializada, utiliza o salário mínimo após 3 meses. Esses 3 meses são considerados os meses de experiência onde os gerentes avaliam essa pessoa e analisam se ela possui capacidade de trabalhar na empresa. Existem outros meios do salário mínimo aparecer em bolsa família, bolsa cadeia entre outros o valor dessa bolsas são baseadas no salário mínimo, mesmo valores mais autos do que o salário mínimo, tem sua base baseada nele.

ÍNDICE DE DESEMPREGO ÚLTIMOS 10ANOS:

ENTIDADE ALEGA QUE ALTA FOI DEFINIDA
EM ÉPOCA ELEITORAL E ACIMA DO INPC.
• O reajuste de 16% no salário mínimo regional entrará

Relacionados

  • IAVE F Sica E Qu Mica A 10
    115613 palavras | 463 páginas