Trabalho Portfolio 72015

1688 palavras 7 páginas
1 INTRODUÇÃO
O ensino de língua portuguesa, no Brasil, desde o final do século XX, vem oferecendo novas possibilidades de enfoque, devido às pesquisas na área da Linguística. Isso vem propiciando abordar o ensino não mais baseado em aplicação de regras gramaticais, mas sim com uma abordagem de língua que contempla a interação.
O docente deve ter a apreensão constante de atualizar-se, possibilitando aprendizagens significativas, favorecendo o alargamento afetivo cognitivo e o sucesso do processo ensino-aprendizagem. Portanto, deve-se promover o desenvolvimento desse professor, orientando-o e assistindo-o na organização de um ambiente escolar e no processo ensino-aprendizagem significativo para o educando. Assim, admitirá a formação de educandos que pensem, sintam e atribuam valores, como indivíduos criativos e produtivos, conscientes de seu próprio valor pessoal, interessados na condição humana, capazes de idealizar e vislumbrar um mundo melhor, do qual possam fazer parte.
O novo milênio determina um profissional que direcione o seu olhar para o amanhã. Praticando a imaginação e a fantasia de seus alunos na tentativa de solucionar problemas que os novos tempos trazem. É importante que ele seja provocador e desafiador, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e autônomos. Ele tem como compromisso: cultivar no estudante o espírito inquiridor ensiná-lo a divulgar adequadamente as suas ideias, a aprender com os erros e a enfrentar obstáculos, levá-lo a acreditar em si e a descobrir seus talentos e potencialidades, despertando o desejo pelo saber. O professor com visão de futuro amplia o seu campo de ação educacional, o que proporciona ao aluno descobrir o funcionamento e o significado do que lhe é proposto, sabendo o porquê do ensinar e o porquê do aprender. O professor necessário nessa nova realidade é aquele que atende as precisões impostas pela sociedade contemporânea e que não tem

Relacionados