trabalho Plinio etapa 4 HEIDEGER

1241 palavras 5 páginas
ATUALIDADES EM PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA EXISTENCIAL

CONTRIBUIÇÕES PARA PSICOLOGIA

Este trabalho consiste em um conceito teórico que aponta para ás possíveis contribuições da filosofia que foi desenvolvida por Martin Heidegger para a psicologia existencial.
Heidegger elaborou pensamento com importantes consequências para a compreensão do ser humano. Em sua observação do homem como (Dasein) “termos de Heidegger para designar o modo especificamente humano de ser, que pode ser traduzido como Ser-ai, em que se caracteriza essencialmente para compreender o ser e o poder, portanto questioná-lo”. “O “ai” da expressão Ser-ai se refere ao modo de ser que, sendo, revelado descobre o ser dos demais entes”, este mesmo implica em uma mudança do paradigma que se pode pretender superar a relação do objeto que se instalou na civilização ocidental, ou seja, metafisica. Pretendem nos mostrar brevemente alguns elementos da compreensão antropológica de Heidegger, e juntamente com isto, apresentar elementos das tentativas de uma aproximação feitas também por Boss e Binswanger na psicologia existencial, e sempre apontando para os grandes desafios que pode se apresentar na tarefa de como compreender o ser humano. Heidegger (1889-1976) está entre os mais importantes pensadores do século XX e, em função disso, muito outro autor em diversas áreas buscaram e continuam buscando nele uma nova perspectiva para suas colocações dos nossos problemas, do conhecimento, da ciência e da técnica.
Podemos dizer praticamente que em vários campos das ciências humanas temos nos empenhado para uma aproximação com Heidegger, tanto na teologia, como na psicologia, sociologia, educação e ecologia. Tudo isto pode se justificar como o fato de que os modelos científicos que nos orienta em nossas pesquisas moderna e contemporânea tem se mostrado muito incapaz de lidarmos com algumas questões que são imprescindíveis para nós seres humanos, e, além do mais, suas questões e também respostas que não satisfazem as

Relacionados

  • Amor e Capita
    51458 palavras | 206 páginas