TRABALHO Planejamento estrat gico resenha Miss o I

781 palavras 4 páginas
PLANEJAMENTO
ESTRATÉGICO E A
GESTÃO DE PESSOAS

Professor: Roberto G. Teixeira
MBA em Gestão de Pessoas – Turma 3
Aluna: Ana Carolina de Carvalho Faria

1

A IMPORTÂNCIA DA MISSÃO E DOS VALORES EM ORGANIZAÇÕES
MODERNAS

Atualmente as organizações modernas buscam cada vez mais formas e instrumentos gerenciais para que funcionem integrados para o desenvolvimento, o progresso, o alcance dos objetivos e o seu sucesso. Diante de muitos conceitos e instrumentos utilizados, é indispensável ter seu campo de atuação bem definido e um planejamento estratégico com base em sua missão, visão e valores, no qual a organização passa a ser única, ter sua identidade e singularidade. Em sua essência, a estratégia é a ponte entre o ambiente externo e interno e que sofre influencia direta devido à globalização e aos acontecimentos sociais, políticos e econômicos. Essas intercorrências deverão ser acompanhadas, pois as mudanças devem ser sugeridas e adaptadas às novas necessidades para o contínuo crescimento organizacional.
Para que uma organização exista e perpetue, ela precisa planejar e definir alguns pontos essenciais como: Qual o papel do seu negócio? Qual a razão de sua existência? Definir onde se encontra agora? O que preciso fazer? Aonde quero estar? O que pretendo passar aos meus clientes e funcionários? Será através deste planejamento, da visualização do futuro e das ações que definiremos a missão, a visão e os valores de uma organização.
Segundo Peter Drucker (2011), “Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa”. A missão é a razão da existência do seu negócio, basicamente o seu propósito, o que ela faz e o que fará para alcançar sua visão. A missão deve nortear os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização, mas poderá ser alterada com o tempo devido às mudanças

Relacionados