trabalho piva 2

Páginas: 13 (3140 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2015
 1- O que é sincretismo cultural? No caso específico do sincretismo romano-germânico após a queda do Estado romano no século V d. C.  explique quais suas principais repercussões na vida jurídica europeia? (dualismo jurídico-administrativo, pluralismo jurídico, princípio da personalidade do direito, diversidade de costumes, direitos consuetudinários).

Sincretismo cultural se da a partir deuma combinação entre duas sociedades que geram uma nova, não acontecendo uma fusão total, mas sim uma aglutinação de elementos deixando nítido traços de cada uma das respectivas. 
- Dualismo Jurídico administrativo: é um processo de síntese entre os elementos da cultura germânica e romana, apos um século de intima convivência, é moldado. Teve grande repercussão em diversos países da Europa, mas seextinguindo no século VII com os visigodos, a ultima sociedade a deixar o dualismo romano-germânico.
- Pluralismo Jurídico: é a existência de dois ou mais sistemas jurídicos sendo aplicados simultaneamente em um mesmo ambiente, entretanto descendia da inexistência de um poder absoluto que vinculasse um direito ao núcleo de poder estruturado. 
- Principio da personalidade do direito: na ausência deuma centralização do poder, os habitantes da sociedade que continha o pluralismo jurídico tinham o poder de escolha para seguirem as normas do sistema jurídico que melhor o representava, como exemplo os bárbaros se submetiam, aos seus costumes enquanto os romanos ao Direito do antigo Império. 
- Diversidade de costumes: são os costumes em relação à vida cotidiana dos bárbaros e romanos, vez que apratica do pluralismo jurídico incorporou os indivíduos dessas sociedades para se organizarem e assim trocarem culturas criando uma diversidade de costumes.
- Direitos consuetudinários: essa situação de dualidade, somada a complexidade do processo de sincretismo cultural dos povos germânicos e romanizados, promoveu uma diversidade de ordens jurídicas distintas concorrendo em um mesmo espaçogeopolítico e marcado pela predominância dos costumes formando assim as leis. 

Capitulo 8

1- Explique o que é o jus commune  e explique também quais as condições  para que na segunda metade da idade média, (baixa idade média) ocorresse  o desenvolvimento do jus commune.

O jus commune é a palavra em latim para common law, sendo explicada como direito comum europeu continuental com aplicação denormas e regras não estão escritas mas sancionadas pelo costume ou pela jurisprudência. As condições para que sucedesse o desenvolvimento foram as transformações sociais politicas, e econômicas. 

2- Como se caracterizava o direito germânico.

O Direito germânico advinha de uma sociedade basicamente nômade, que não possuía fontes escritas e nem noção de territorialidade, devido a isso os direitosregidos naquela sociedade dependiam da localidade naquele momento; assim sendo aplicado a cada individuo diferentes tipos de sanções. 



3- O que foi o direito canônico medieval? Qual foi se papel na sociedade medieval?

O direito canônico medieval foi o direito da Igreja Cristã, remontando as origens do cristianismo vez que o Papa e os bispos passaram a usufruir do poder de julgar os adeptosdo Cristianismo. Isso ocorreu devido à descentralização do poder politico da Idade Média, fruto da queda do império romano, a Igreja permanecendo no poder como única estrutura politico administrativa organizada capaz de preservar a memoria politica e jurídica do império ocidental. Um dos principais papel na sociedade foi de que, na ausência de uma legislação estatal juntamente com a grandeautoridade da igreja, as intervenções na sociedade proporcionavam uma contínua autoridade sobre os diversos assuntos da época. 

4- Que papel os costumes possuíam nos procedimentos jurídicos medievais?

Os costumes do cristianismo fizeram com que o direito canônico sobrepusesse na sociedade, tendo como procedimentos jurídicos os decretos concílios (reuniões de bispos ou de bispos e nobres), nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trab Piva 2
  • Trabalho Piva C Pia
  • Historia Da Industria E Do Trabalho Beatriz Piva S
  • TRABALHO 2 BIMESTRE 2
  • Trabalho 2 2
  • Trabalho 2 Coelhos 2
  • Piva
  • TRABALHO 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!