TRABALHO PITAGORAS 2015

Páginas: 5 (1125 palavras) Publicado: 23 de junho de 2015
 INTRODUÇÃO

Ao decorrer deste trabalho podemos observar a importância de sabermos como nos relacionar com o próximo ,como aprender a desenvolver atividades em grupos sobre determinados assuntos que podem ser observados na sociedade ,como por exemplo a questão da desigualdade que tanto aflige grande parte mundial seja nas formas de Desigualdadeeconômica: desigualdade entre a distribuição de renda ,Desigualdade racial: desigualdade entre as raças: negro, branco, amarelo, pardo; Desigualdade regional: desigualdade entre regiões, cidades e estados ou também na forma de Desigualdade de Gênero: desigualdade entre os sexos (homens e mulheres). As dificuldades em determinados assuntos sempre irão surgir, mais se estivermos unidos comcerteza se tornarão mais fácies quando uma porção da sociedades ver com “maus olhos”.




















A desigualdade social, é de certa forma um dos problemas que mais atinge o brasil e tantos outros países desenvolvidos ou não, seja pela falta de planejamento ou até mesmo pela falta de distribuição necessária de renda em cada setor necessitado da sociedade.
As áreas de desigualdade social incluem oacesso aos direitos de voto, a liberdade de expressão e de reunião, a extensão dos direitos de propriedade e de acesso à educação, saúde, habitação de qualidade, viajar, ter transporte, férias e outros bens e serviços sociais. Além de que também pode ser visto na qualidade da vida familiar e da vizinhança, ocupação, satisfação no trabalho e acesso ao crédito. Se estas divisões econômicasendurecem, elas podem levar a desigualdade social.
Segundo relatório de ONU (2010) as principais causas da desigualdade social são:
Falta de acesso à educação de qualidade
Política fiscal injusta
Baixos salários
Dificuldade de acesso aos serviços básicos: saúde, transporte público e saneamento básico


Além do mais quando se fala em desigualdade essa pode ser de vários tipos:
Desigualdade econômica:desigualdade entre a distribuição de renda;
Desigualdade racial: desigualdade entre as raças: negro, branco, amarelo, pardo;
Desigualdade regional: desigualdade entre regiões, cidades e estados;
Desigualdade de Gênero: desigualdade entre os sexos (homens e mulheres).
Ao lidar com as questões de desigualdade podemos citar um acontecimento que veio a ocorrer no Brasil, os “rolezinhos” (palavraque é diminutivo da expressão “rolê”, que significa passeio) são atos que vem reunindo milhares de jovens (em sua maioria, negros, pobres e moradores das periferias) em movimentos de ocupação de grandes centros de consumo e shopping centers. Alguns estabelecimentos escancararam estas regras e proibiram os jovens de entrarem, construindo absurdas regras a que pode ser submetido qualquer cidadão, comoa averiguação (ou ‘revista’) na entrada. 
Além de dar visibilidade ao racismo e ao higienismo velados da sociedade brasileira, os ‘rolezinhos’ escancaram a brutal desigualdade existente no país. Em sua maioria, os shoppings são erguidos em regiões próximas às moradias destas populações que, durante toda vida, são incentivadas a consumir, o que aumentou recentemente com políticas de crédito eincentivo ao consumo.
Assustados com a ocupação dos templos de consumo pelos jovens negros, pobres e moradores de periferia, as elites comerciais erguem seus castelos e contam com o apoio do Estado na opressão ao movimento.
Casos de mortes, espancamentos e violência policial são relatados. E a sociedade se mobiliza para pensar a relação com estes espaços.
Já que estamos falando em desigualdade sociallogo vem em nossas mentes a questão de IDH.Nosso pais e os demais estão envolvidos nesse indicador que mede o desenvolvimento humano, esse por sua vez é um indicador da qualidade de vida da população de um determinado local. A Austrália, por exemplo, possui IDH de 0,937; a Costa do Marfim, por sua vez, apresenta média de 0,397. A maioria dos países europeus que participarão da competição não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho Pitagoras
  • Trabalho Pitagoras E Equa O
  • Capa para trabalho pitagoras
  • Plano de Trabalho
  • Manual de normalização de trabalhos pitagoras
  • Trabalho 2015
  • TRABALHO 2015
  • Trabalho 2015

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!