trabalho pert

Páginas: 8 (1797 palavras) Publicado: 3 de fevereiro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO – UFRPE
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO – DADM
DISCIPLINA – ADMINISTRAÇÃO FLORESTAL
CURSO – ENGENHARIA FLORESTAL

Aluno: Paulo Fernando, Jeferson Enor, Josefino A.A. Neto e Marcus Aurélio.
TEMA – ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA FLORESTAL – EXERCÍCIOS

1. A organização pode ser vista sob dois aspectos: como uma unidade ou entidade social ou como uma funçãoadministrativa. Explique tal afirmação.
Organização como uma entidade social. É a organização social dirigida para objetivos específicos e deliberadamente estruturada. A organização é uma entidade social porque é constituída por pessoas. É dirigida para objetivos porque é desenhada para alcançar resultados — como gerar lucros (empresas em geral) ou proporcionar satisfação social (clubes) etc. Édeliberadamente estruturada pelo fato de que o trabalho é dividido e seu desempenho é atribuído aos membros da organização. Nesse sentido, a palavra organização significa um empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos. Essa definição se aplica a todos os tipos de organizações, sejam elas lucrativas ou não, como empresas, bancos, financeiras, hospitais, clubes,igrejas etc.
Organização como função administrativa e parte integrante do processo administrativo.
Nesse sentido, organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer suas atribuições e as relações entre eles.
Trataremos aqui da organização sob o segundo ponto de vista, ou seja, a organização como a segunda funçãoadministrativa e que depende do planejamento, da direção e do controle para formar o processo administrativo.
Assim, organizar consiste em: Determinar as atividades necessárias ao alcance dos objetivos planejados (especialização); Agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização); Designar as atividades às pessoas específicas (cargos e tarefas).



2. Qual a diferença entreuma organização formal e uma organização informal?
Organização Formal: Há uma divisão racional do trabalho com critérios pré-estabelecidos e compostos por cargos, funções, relações. Apresente Hierárquicas funcionais, não leva em conta sentimentos e emoções e possui normas e regulamentos. EX.: empresas; instituições governamentais; escolas etc.
Organização Informal: Surge espontânea enaturalmente, relações pessoais de grupos informais com sentimentos ou interesses comuns, não precisa ter limites físicos nem horários: pode se estender a horas e locais de lazer, possui normas sociais estabelecidas pelas pessoas e não pela instituição, as normas são respeitadas, mesmo não sendo escritas. EX.: grupos de amigos, família, no bairro etc.

3. Apresente e comente algumas vantagens edesvantagens da estrutura informal da organização.
Estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que não aparecem no organograma.
A estrutura informal focaliza as pessoas e suas relações.A estrutura formal focaliza autoridades e responsabilidades. Do ponto de vista de administradores, a estrutura informal é um empecilho que regularmente oferece resistência às ordens formais, ou as altera ou ainda as cumpre por um procedimento diferente do desejado. Independente de ser útil ou prejudicial, a primeira característica da estrutura informal é não poder ser extinta. Em contraste com ofluxo descendente da autoridade formal, a autoridade informal flui, na maioria das vezes de maneira ascendente ou horizontalmente. É mais um privilégio que um direito.
É geralmente mais instável que a autoridade formal, pois está sujeita aos sentimentos pessoais. Devido à sua natureza subjetiva, a estrutura informal não está sujeita ao controle da direção, como o está a estrutura formal.
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sobre toc, pert
  • PERT
  • pert
  • PERT
  • PERT
  • pert
  • pert
  • pert

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!