Trabalho Para Terminar De Digitar De Hist Ria E Fundam

2416 palavras 10 páginas
Aluna: Suelen Ramos Rosemback (1º Período)
Prof. Claudio Becker

HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA
2ª GUERRA MUNDIAL COMO FATOR DECISIVO DE DESENVOLVIMENTO
Para poder recuperar funções, é preciso formar quem saiba recuperá-las. A 2ª Guerra Mundial tem como novidade o envolvimento direto do Brasil, com o envio de pracinhas para frente de combate dos Aliados, diferentemente da 1ª Guerra. Os reflexos dessa participação estão no desenvolvimento da Fisioterapia enquanto prática recuperadora das sequelas físicas de guerra, com a modernização dos serviços de Fisioterapia no Rio de Janeiro e em São Paulo e criação de novos em outras capitais do país.
A modernização dos serviços, com o consequente aumento da oferta e da procura, vai levar a que os chamados médicos de reabilitação se preocupassem com a resolutividade dos tratamentos. Com este objetivo, empenharam-se para que o ensino da Fisioterapia como recurso terapêutico, então restrito aos bancos escolares das faculdades médicas nos campos teórico e prático, deveria ser difundido entre os paramédicos, que eram os praticantes da arte indicada pelos doutores de então.
DÉCADA DE 50
Assim, em 1951 é realizado em São Paulo, na USP, o primeiro curso no Brasil para a formação de técnicos em Fisioterapia, com duração de um ano em período integral, acessível a alunos com 2º grau completo e ministrado por médicos. Homenageando o professor de física biológica da Faculdade de Medicina, que criou um serviço de eletro radiologia na referida cadeira em 1919, o curso paramédico levou o nome de Raphael de Barros, formando os primeiros fisioterapistas (denominação da época).
Entidades como a Associação de Assistência à Criança Defeituosa (AACD), Lar Escola São Francisco e as Casas da Esperança surgem absorvendo esse novo conceito de assistência diferenciada, incorporando em seu meio os paramédicos dos novos cursos. As primeiras turmas formam os que estarão nos consultórios e clínicas auxiliando os médicos, que prescreviam os

Relacionados