TRABALHO PARA IMRPIMIR TONSILITE

Páginas: 15 (3620 palavras) Publicado: 17 de junho de 2015
IUNI Educacional – UNIC Rondonópolis Arnaldo Estevão
FAIESP – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto
Portaria de Credenciamento nº. 141 de 12/01/2004
Docente: Profº. Vinicius de Mello Bergamo e Enfª. Espª. Juliana Feitosa Fernandes
Discentes: DuelimEichler e Josélia Teodoro












ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA COM TONSILITE














Rondonópolis/MT
2015
DUELIMEICHLER
JOSÉLIA TEODORO














ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À CRIANÇA COM TONSILITE















Rondonópolis/MT
2015
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. DEFINIÇÃO DA DOENÇA 5
2.1 TIPOS 5
3. EPIDEMIOLOGIA 5
4. IMPORTÂNCIA CLÍNICA 6
5. SINAIS E SINTOMAS 6
5.1 COMLICAÇÕES 7
6. DIAGNÓSTICO 7
6.1 EXAMES DIAGNÓSTICOS AUXILIARES 5
7. PNEUMONIAS ATÍPICAS 11
7.1 PNEUMONIAS POR MYCOPLASMA PNEUMONIE 11
7.1.1UREAPLASMA UREALYTICUM 12
7.1.2 MYCOPLASMA HOMINIS 12
7.1.3 CHLAMYDIA 13
7.1.4 PNEUMONIA POR PNEUMOCYSTIS CARINII 13
7.1.5 PNEUMONIAS POR OUTROS AGENTES INFECCIOSOS 13
8. SINAIS E SINTOMAS 14
9. DIAGNÓSTICO 15
10. TRATAMENTO 15
11. PREVENÇÃO Error: Reference source not found
12. CURIOSIDADES 16
13. DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM 16
14. CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
15. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 211. INTRODUÇÃO

As infecções das vias aéreas superiores (IVAS) são um dos problemas mais comuns encontrados em serviços de atendimento médico pediátricos, resultando em morbidade significativa em todo o mundo1. As IVAS são a causa mais comum de crianças atendidas por infecção respiratória aguda2-3. As dificuldades observadas na prática clínica em relação ao diagnóstico diferencial eetiológico de determinadas IVAS e o uso, muitas vezes abusivo, de antimicrobianos justificam a inserção de um artigo como este em um suplemento do Jornal de Pediatria4-6. O objetivo do presente artigo é apresentar, de forma sucinta, uma revisão atualizada sobre as IVAS mais comuns na prática diária de consultório do pediatra. Serão abordados elementos básicos para melhor orientação nas condutasdiagnósticas e terapêuticas, fundamentadas, sempre que possível, por dados atuais da literatura. Rinofaringite aguda, sinusite aguda, faringoamigdalite aguda estreptocócica e laringite viral aguda serão as IVAS abordadas neste trabalho.



















2. DEFINIÇÃO DA DOENÇA

Popularmente conhecida como amigdalite é uma inflamação nas tonsilas palatinas (popularmente chamadas de amígdalas), que pode terdiversas origens, como uma infecção por estreptococos ou uma infecção viral.
Quando bacteriana (ou seja: causada por bactérias), poderá haver uma inflamação das tonsilas e a formação de placas de pus nas mesmas.
A tonsilite bacteriana é tratada mais comumente com antibióticos como a amoxicilina. A tonsilite viral (ou seja: causada por vírus) não requer tratamento. Apenas o tratamento sintomáticobasta, tendo em vista que a tonsilite viral possui um ciclo natural, a cura ocorrendo em poucos dias.

2.1. TIPOS

Existem 3 tipos principais de tonsilites: aguda, subaguda e crônica. A tonsilite aguda pode ser de origem tanto bacteriana quanto viral (mais comum 75%). A tonsilite subaguda (que pode durar entre 3 semanas e 3 meses) é causada pela bactéria Actinomyces. A tonsilite crônica, que podedurar por longos períodos se não tratada, é quase sempre bacteriana.

3. EPIDEMIOLOGIA

A falta de exame comprovatório acurado e não invasivoresulta em avaliação empírica e subjetiva dos casos suspeitos. O conhecimento sobre a epidemiologia da tonsilite fica prejudicado, é provável que o quadro seja mais frequente do de haver uma alteração local que propicie as repetidas infecções, especialmentequando a proposta de tratamento para muitos casos é a tonsilectomia, processo cirúrgico. A fisiopatologia de infecções recorrentes que acometem somente este sítio anatômico deve ter ali um substrato estrutural ou funcional alterado. De fato, as crianças operadas por tonsilite recorrente têm a histologia tonsilar alterada na superfície e bactérias presentes dentro da estrutura, ressaltando que as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Imrpimir 22
  • slides tonsilite
  • Trabalhos trabalhos trabalhos
  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!