Trabalho para discursão referente à mobilidade social no capitalismo e redivisão internacional da classe média

1020 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTA

Trabalho para discussão referente ao texto:
Mobilidade social no capitalismo e redivisão internacional da classe média

Edna Vieira Lopes – A1804G7
Edvar Braga – A613951
Juliana Gomes da Silva – A61JBF0
Prof.ª: Ivy

SÃO PAULO
2013
1 - Qual a hipótese na qual se baseia o autor?
O autor pretende demostrar que o inicio do século XXI impôs significativas alteração na divisão geográfica da classe média global.
A produção mundial tende a se concentrar nos países da região sul do mundo e principalmente nos países asiáticos, onde o processo de industrialização, a partir de meados do século XX, se intensificou.
A classe média global é predominante em países que possuem uma forte base industrial, uma vez que esta camada da sociedade, tem como sustentação o capitalismo industrial.

2 - Quais os dados utilizados pelo autor para comprovar/rejeitar a hipótese escolhida?
Para comprovar a hipótese acima, o autor utilizou os seguintes dados:
Repartição da produção global de manufatura, onde apresentou a evolução da distribuição do valor agregado da manufatura em % em quatro períodos distintos, 1990, 2000, 2010 e 2020, (sendo o de 2020, uma projeção do autor) para os países desenvolvidos, da América Latina, da Ásia, África, China e os demais países.
Divisão da economia mundial, onde o autor dividiu os países entre os membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) e não membros e relacionou a participação dos mesmos no PIB mundial para o período compreendido entre 1990 e 2020.
Incidência da miséria no mundo, aqui o autor analisou a evolução da parcela da população que vive com até US$1,25 por dia, em PPC (paridade do pode de comprar do dólar estadunidense), no período entre 1990 e 2010, tendo como fonte os dados do banco mundial.
Divisão da classe média global, a principal análise do seu trabalho é, sem

Relacionados