trabalho objeto da comunicação e teorias da comunicação

Páginas: 5 (1068 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Como podemos compreender o objeto da comunicação?
Para Vera Veiga França, “o objeto da comunicação não são os objetos ‘comunicativos’ do mundo, mas uma forma de identificá-los, de falar deles – ou de construí-los conceitualmente”. As formas de comunicação precisam ser captadas para serem compreendidas, desse modo, será diferente para cada indivíduo de acordo com a sua realidade. O objeto estárelacionado com a história da humanidade. Não foi inventado pela imprensa, TV ou Internet.
O objeto da comunicação está relacionado com o modo como as pessoas (a sociedade, o público) se relacionam com os meios de comunicação de massa, como a televisão, rádio, revista, outdoor, jornais e internet, ou seja, com tudo que podemos ver ouvir e tocar.
'' o objeto da comunicação é a vinculação social.É como se dá o vínculo, a atração social, como é que as pessoas se mantêm unidas, juntas socialmente."
As teorias da comunicação surgem com o intuito de desmistificar o processo comunicacional como um todo, abrangendo desde os meios utilizados aos agentes envolvidos.

ESCOLA DE FRANKFURT  Teoria Crítica promove uma crítica severa à mercantilização da cultura e à manipulação ideológica operadapelos meios de comunicação de massa.  (Principais Fundadores: Adorno, Horkheimer, Marcuse  Horkheimer, Adorno e Marcuse e outros referiram-se com o termo indústria cultural à conversão da cultura em mercadoria, ao processo de subordinação das consciência à racionalidade capitalista, ocorrido nas primeiras décadas do século XX.  FONTE: HOHLFELDT, 2001)
A INDÚSTRIA CULTURAL  É a conversão dacultura em mercadoria. Quando os veículos de comunicação atingem a população com mensagens diversas.  Comunicação de Massa, por quê?  A comunicação de massa encontrou na Escola de Frankfurt grande resistência através de Theodor Adorno e outros integrantes.  A cultura contemporânea a tudo confere um ar de semelhança. Filmes, rádio e semanários constituem um sistema. Cada setor se harmoniza entresi e todos entre si – (ADORNO, 2002)
O que a Escola de Chicago buscava? Identificar as áreas periféricas da cidade; Analisar os fenômenos de disturbios sociais; Levar até a periferia os valores do sistema central.
Mass Communication Research = Esta linha divide-se em três grandes vertentes de pesquisa: Comunicação Corrente funcionalista Teoria Matemática da Comunicação ou Teoria da InformaçãoEntre os anos 20 e 60 nos Estados Unidos.
à Características dos Communication Research:
1- Empirismo dos estudos: onde o conhecimento vem do experimento, com enfoques que privilegiam a dimensão quantitativa.
2- Pragmática. Pesquisa mais política do que científica, com origem em demandas instrumentais do Estado, das Forças Armadas ou grandes monopólios da área de comunicação de massa. Com oobjetivo de otimizar os resultados.
3- Objeto de estudo: prioritariamente, a comunicação mediática.
4- Seguem o mesmo modelo comunicativo: Lasswell (Questão-programa: quem, diz o que, em que canal, para quem, com que efeito)
à Divide-se em 3 grandes Grupos:
1- Teoria Matemática ou da Informação. (W. Weaver e Claude Shannon)
Também conhecida como Teoria da Informação.
Teóricos
ClaudeShannon e Warren Weaver.
Sistematização do processo comunicativo a partir de uma perspectiva puramente técnica, mecânica, instrumental. Ênfase nos aspectos quantitativos.
Objeto de estudo
Transmissão de mensagens através de canais mecânicos, com o objetivo de medir quanta informação pode ser transmitida por um canal evitando as distorções.
Preocupação
Eficácia do canal, evitarruídos.
Modelo Weaver
Fonte de Informação > Transmissor > Canal > Receptor > Destino.
Sinal Ruído Sinal
Comunicação
Processo de transmissão de uma mensagem por uma fonte de informação, através de um canal, a um destinatário. A fonte produz uma mensagem, convertida em sinal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A COMUNICAÇÃO COMO OBJETO E COMO TEORIA
  • Trabalho Teoria da Comunicação
  • TEORIA DA COMUNICACAO TRABALHO FINAL
  • Trabalho sobre comunicação teorias
  • RESUMO
  • Objeto da comunicação
  • O objeto da comunicação a cominicação como objeto
  • Teoria da Comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!