Trabalho Neurofisiologia CORRETO

1827 palavras 8 páginas
1. Como é dividido anatomicamente e funcionalmente o sistema nervoso?

O sistema nervoso anatomicamente é dividido em: Sistema Nervoso Periférico e Sistema Nervoso Central e o sistema nervoso funcionalmente é divido em: Sistema Nervoso Motor; Sistema Nervoso Sensorial; Sistema Nervoso integrativo.

2. Quais são as funções gerais do SNC?
Processamento e integração de informações; Parte do sistema nervoso que está contido dentro de cavidades ósseas: craniana e canal vertebral; Formado por tratos ou vias (com células chamadas oligodendrócitos, cujos prolongamentos formam a bainha de mielina do S.N.C.).

3. Por que bomba de Sódio e Potássio é a base do funcionamento nervoso de transmissão de sinais por todo o sistema nervoso?

Para manter o potencial elétrico da célula, que precisa de uma baixa concentração de íons de sódio e de uma elevada concentração de íons de potássio, dentro da célula. Fora das células existe uma alta concentração de sódio e uma baixa concentração de potássio, pois existe difusão destes componentes através de canais iónicos existentes na membrana celular. Desse modo, a bomba de sódio e potássio é importante uma vez que estabelece a diferença de carga elétrica entre os dois lados da membrana que é fundamental para as células musculares e nervosas e promove a facilitação da penetração de aminoácidos e açúcares. Além disso, a manutenção de alta concentração de potássio dentro da célula é importante para síntese de proteína e respiração e o bombeamento de sódio para o meio extra-celular que permite a manutenção do equilíbrio osmótico.

4. Expliquem o mecanismo de desenvolvimento do potencial de repouso numa fibra nervosa ou muscular.

A diferença de potencial existente entre os dois lados da membrana de qualquer célula é normalmente negativo no interior da célula em relação ao exterior. Diz-se, então, que a membrana é polarizada. A diferença de potencial entre os dois lados da membrana quando ela está em repouso é chamado potencial de repouso de

Relacionados