Trabalho Neuro TOC

Páginas: 8 (1783 palavras) Publicado: 7 de abril de 2015
1 INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como objetivo apresentar o que é o Transtorno Obsessivo Compulsivo, também conhecido como TOC. Discorrer sobre os estudos feitos sobre os aspectos neurológicos e químicos, os tipos de tratamentos e os aspectos psicológicos.
Hoje em dia, é comum ouvirmos as pessoas usarem o termo TOC, para definir manias, rituais de crença, superstição, perfeccionismo de formaerrada. É importante compreender que o TOC é mais que um jargão popular para manias rotineiras, o TOC é uma doença grave, que afeta milhares de pessoas, não escolhe idade ou nível social, precisa de atenção e cuidados médicos.
O TOC é um transtorno, onde o paciente é invadido por lembranças, memórias obsessivas, imagens desagradáveis, as quais ele não tem controle para freá-las, algumas pessoaspara se livrar das ideias obsessivas desenvolvem as compulsões, que serão rituais, comportamentos repetitivos a fim de aliviar ou diminuir as ideias obsessivas, se estes sintomas consumirem mais de uma hora por dia, é necessário para ser diagnosticado como TOC.
A complexidade das funções neurológicas na cadeia do TOC, demanda o uso de medicamentos controlados, mas outro fator importante notratamento é a terapia, o acompanhamento de um profissional que vai auxiliar primeiro na identificação dos sintomas, e na elaboração do significado deste rituais na vida do paciente, de forma que ele consiga compreender que não é necessário tais comportamentos.












2 TRANTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (TOC)


O transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é uma doença muito comum, e é considerada umadas doenças neurológicas mais graves e incapacitantes. O TOC é um transtorno mental caracterizado pela presença de obsessões, compulsões ou de ambas.
As obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens persistentes, são intrusos e indesejáveis, invadem a consciência contra a vontade da pessoa, causando ansiedade, medo ou desconforto, elas interferem nas atividades diárias, nas relaçõesinterpessoais e ocupam grande parte da vida do individuo. As obsessões também podem ser cenas, palavras, frases, números, podem ser ativadas por situações do dia a dia como chegar ou sair de casa, fazendo com que a pessoa faça um ritual de verificações, ou usar banheiros públicos, tocar em maçanetas, provocando medo de contaminação.
As compulsões são os rituais compulsivos, ou comportamentos repetitivos,que a pessoa executa para eliminar ou diminuir a ansiedade (os pensamentos obsessivos). São atos voluntários realizados em resposta à obsessão, com a intenção de afastar a ameaça, prevenir uma possível contaminação, ou aliviar o desconforto causando por pensamentos indesejados.
Por isso o TOC é uma doença que necessita de atenção e acompanhamento, ela interfere na vida do paciente e toda afamília, em casos graves, impossibilita o convívio social, profissional e familiar. Alguns transtornos apresentam impulsos ou imagens indesejáveis de conteúdo violento ou agressivo, ferir ou agredir outras pessoas. Se não for tratado o TOC raramente desaparece, a tendência é que permaneça por toda a vida do individuo.
Uma das características é a diversidade de sintomas como, medo de contaminação,duvidas excessivas de verificação, checagem, compulsão por armazenar objetos sem valor, pensamentos de conteúdo inaceitável (violentos, sexuais ou blasfemos). Mas para que seja diagnosticado o TOC, é preciso que as obsessões e ou compulsões consumam um tempo razoável da vida da pessoa, no mínimo mais de uma hora por dia, e que se apresente todos os dias.
Algumas pessoas podem apresentar apenas umsintoma, enquanto que outras podem apresentar muitos sintomas, com intensidades diferentes, aumentando ainda mais o sofrimento do individuo e da família.


3 ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS DO TOC


Algumas pesquisas importantes têm sugerido que o TOC está associado a uma disfunção de estruturas fronto-estriatais, e as principais áreas de interesse dos estudos são: identificação das funções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE NEURO
  • Trabalho Toc
  • Trabalho Neuro
  • TRABALHO NEURO ELA
  • trabalho neuro
  • TRABALHO NEURO
  • trabalho sobre toc
  • Trabalho sobre toc, pert

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!