TRABALHO NADO BORBOLETA E PEITO

790 palavras 4 páginas
NADO BORBOLETA

Histórico

O nado borboleta é dos quatro nados o mais recente. Por causa das incertezas contidas nos regulamentos da FINA, até 1952 podíamos encontrar atletas nadando lado a lado, na mesma prova, o nado peito e o borboleta. O nado borboleta deriva do nado peito e surgiu durante uma competição de natação na piscina da ACM (Associação Cristã de Moços) do Brooklin Central de Nova York, em dezembro de 1933. Henry Myers, por não conseguir realizar a braçada submersa do nado peito, resolveu recuperar seus braços por cima da água, de trás para frente, mantendo o movimento das pernas igual ao movimento do nado peito. O deslocamento na água utilizado por Myers lembrava o voo de uma borboleta. Em 1934, Jack Silg, com o auxílio de um treinador David Armbruster, agrupou movimentos de ondulações a movimentos de braço iguais aos executados por Henry, até chegar á coordenação ideal para o nado. Jack Silg é considerado o criador do nado borboleta. A brasileira Maria Lenk foi a primeira mulher da América do Sul a participar de jogos olímpicos, mas é apontada como a pioneira da natação moderna. É a responsável pela introdução do nado borboleta. Em Berlim, Maria Lenk ´´ousou´´ ao adotar o nado numa competição de nado peito.

Posicao do corpo

(tronco) decúbito ventral, com movimentos ondulantes sem rolamento, (cabeça) submersa e queixo próximo ao peito, o olhar deve voltar-se para baixo e para frente, respiração (inspiração) elevação frontal ou lateral da cabeça (expiração) pela boca ou nariz com a cabeça dentro da água, (pernas) simultâneas, movimento parecido com a calda de um golfinho, (braços) circundução simultânea, movimento de propulsão e recuperação semelhantes ao nado crawl.

MOVIMENTOS DE MEMBROS SUPERIORES

A movimentação é caracterizada pela grande mobilidade articular de ombro. Movimentação global, circundução simultânea ântero-posterior. Essa movimentação é dividida em duas fases, a de ação e

Relacionados