Trabalho Museu Artes e Oficios

Páginas: 8 (1943 palavras) Publicado: 6 de maio de 2014

Introdução: 

Este relatório refere-se à visita monitorada de estudo realizada no dia 22 de Fevereiro de 2014 (sábado), ao Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte, também conhecido por MAO, localizado na Praça da Estação (Pça. Rui Barbosa 600). O museu, primeiro do gênero no país, conta com um acervo catalogado de 2 147 objetos – fora os “vários”, segundo a museóloga Célia Corsino, quenão entraram no cálculo. São ferramentas, roupas, meios de transporte, utensílios, equipamentos e diversos outros objetos de antigos trabalhadores. Tudo dos séculos XVIII e XIV e início do XX, antes da industrialização. Ao lado de cada módulo da exposição, uma estação multimídia (que funciona como um caixa eletrônico de banco, com um toque na tela) dá mais informações sobre o ofício em questão,conta a história dos trabalhadores e de determinados objetos, traz mapas e mostra como a atividade funciona hoje em dia.
O objetivo desta visita pela disciplina de Circuitos Artísticos e Culturais, foi de realizar um estudo de meio que vá além de um simples passeio ou de um questionário a ser respondido pelos alunos após a visita, e explorar o potencial de museus e exposições artísticas eculturais.


Desenvolvimento

O Museu das Artes e Ofícios é um espaço cultural onde tudo alude ao universo do trabalho, e fica bem próximo de seus protagonistas: os trabalhadores.
A iniciativa de organizar e estruturar o trabalho neste museu partiu da vontade de conhecer algo novo, porém que faça parte do meu dia-a-dia a muito tempo e que ainda não tenha parado minha rotina para matar acuriosidade, visitar o lugar e conhecer mais sobre.
O local é inesperado: uma antiga estação de trem reformada. A linha do metro corta o prédio bem no meio, o que faz muitas pessoas circularem pelo lugar todos os dias, e , mesmo assim, algumas não sabem da existência do museu, ou sabem e nunca tiveram tempo ou curiosidade para parar e entender um pouco o que seria aquele grande palácio no meio da praçacentral de nossa cidade.
Duas placas de vidro enormes, que podem ser vistas por quem está nas plataformas do metro, dão uma prévia do que pode ser encontrado no museu.
Nosso grupo saiu às 8h da manha para a chegada no Museu às 11h, no horário de abertura, como exatamente ocorreu.
Na chegada o grupo foi recebido pela monitoria do Museu que explicou sobre a criação do mesmo, as dificuldades paraa reforma do espaço e como as peças foram adquiridas e organizadas. No momento da apresentação o grupo conheceu também um pouco sobre a história de Belo Horizonte, que nasceu praticamente na Praça da Estação, onde está localizado o Museu. A estação Central era, desde a inauguração da capital, uma importante referência urbana, pois constituía o lugar de recepção e despedida das pessoas quechegavam à cidade. A monitora afirmou que a escolha do local se deu exatamente pelo fator central. "O MAO é um museu cujo acervo é um testemunho do trabalho do homem comum brasileiro. Então, deveria ser de fácil acesso ao trabalhador, que ao passar pelo local com freqüência, entraria no museu." Quando da escolha do local, o edifício estava subutilizado e a praça em frente "era um amplo estacionamento ede tráfego intenso de pedestres". O prédio sofreu uma restauração, de acordo com a pessoa que nos guiou no museu, e foi patrocinada pelo poder público e instituições privadas.
É interessante também ressaltar que a partir da inauguração do museu, a Prefeitura de Belo Horizonte retomou um projeto urbano de reforma, que modificou a Praça da Estação e a Praça Rui Barbosa. Assim, a área voltou a serutilizada pela população como local de lazer e descanso e não apenas como local de passagem. Por exemplo, desde a reforma, vários eventos e manifestações culturais ocorreram na praça. Além disso, houve uma reforma também do metrô central e a restauração de alguns prédios que ficam próximos a área. Atualmente, o local também é um espaço destinado a eventos e manifestações culturais em Belo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho sobre museu de artes e oficios-bh
  • Museu Artes e Ofícios
  • Museu de Artes de Oficios
  • RESUMO MUSEU DE ARTES E OFICIOS
  • Museu de Artes e Ofícios
  • PROJETO: ESTUDO DE HISTÓRIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES – MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS
  • Artes e Oficios
  • Artes e ofícios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!