TRABALHO MILK RUN

Páginas: 9 (2072 palavras) Publicado: 31 de março de 2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
1. OBJETIVOS 3
2. CONCEITO 4
3. FLUXO OPERACIONAL 5
4. BENEFÍCIOS OBTIDOS AO APLICAR O MILK RUN 7
4.1 VANTAGENS DO MILK RUN 8
4.2 DESVANTAGENS DO MILK RUN 8
5. COMO SER BEM SUCEDIDO COM O SISTEMA MILK RUN? 8
6. CONCLUSÃO 10
7. METODOLOGIA 11
8. BIBLIOGRAFIA 12


Introdução
Milk Run é uma antiga prática logística de abastecimento (inbound/outbound) e tem como origem ossistemas tradicionais de abastecimento das usinas de processamento de leite. É descrito em sua utilização inbound, como uma coleta programada de peças e/ou matérias primas de vários fornecedores em quantidades acordadas. É uma abordagem mais sofisticada do que o cross-docking, em que um único caminhão recolhe materiais de diversos fornecedores em quantidades e momentos pré-estabelecidos e tem comoobjetivo otimizar o transporte de materiais para a indústria.
Provendo uma infra-estrutura para a transmissão de sinais de ‘puxada” – Just-in-time (JIT) e Kanban externos – possui como técnica específica o transporte enxuto e assim, uma tendência logística. Atualmente, sua maior utilização se dá nas indústrias automobilísticas.



























1. Objetivos
A proposta do trabalho foiavaliar a ferramenta Milk Run como importante elemento de redução de tempos de coleta/entrega e aumento da eficiência do fornecimento de suprimentos às organizações (Fornecedores, operadores logísticos - Liebherr), agregando valor ao produtofinal. Para tanto, foi realizada a comparação de um sistema convencional de entregas e o sistema Milk Run, realizado por meio de índices de coletas mensais eanuais recolhidos na empresa.






































2. Conceito









Milk Rrun significa literalmente corrida do leite e ele deriva do processo de um transportador passar em duas ou mais fazendas sem cruzar caminho na rota, retirar o leite e, em seguida, entregá-lo a uma empresa de laticínio. Essa técnica era adotada pelos produtores de leite nos EUA e atualmente vem sendo usado naindústria automobilística. O Milk Run é um sistema de coletas programadas de materiais, que utiliza um único equipamento de transporte, normalmente de alguma transportadora para realizar as coletas em um ou mais fornecedores e entregar os materiais no destino final, sempre em horários pré-estabelecidos. Assim, esse sistema de coleta programada de peças permite um maior controle sobre as peçasrealmente necessárias e utiliza uma maior frequência de abastecimento (lotes menores) com consequente redução de estoques.


3. Fluxo Operacional






O Milk Run possibilita um bom ambiente para a introdução, manutenção e melhorias de administração Just-in-Time, por também ter como uma de suas características a redução de estoques em toda a cadeia de suprimentos. Seus objetivos incluem: reduzir oscustos logísticos; controlar os materiais que estão sendo transportados; reduzir os níveis de estoque; uniformizar o volume de recebimento de materiais; e agilizar o carregamento e o descarregamento. Já entre os seus benefícios podem ser citados: os embarques programados segundo a necessidade do cliente – uso de janelas de coleta com data, horário e quantidades pré-estabelecidas; os estoquesreduzidos devido à pulverização de embarques; o nivelamento do fluxo diário de recebimento de materiais e redução do trânsito interno na fábrica; a otimização na utilização (capacidade volumétrica) dos equipamentos de transporte, o que reduz bastante os custos associados à movimentação de materiais; a melhoria nos serviços de manuseio de materiais, possibilitado pelo uso de embalagens padronizadas ereutilizáveis e pela maior agilidade no carregamento e descarregamento dos veículos; a redução substancial nos custos de manutenção de estoques, pois o que chega dos fornecedores pode alimentar diretamente a linha de produção; e possibilita a implementação de sistemas Just-in-Time integrado nas empresas parceira

Segundo os especialistas em logística, um exemplo prático de Milk Run na indústria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho milk run
  • Milk run
  • MILK RUN
  • Milk run
  • Milk run
  • Milk run
  • milk run
  • MILK RUN

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!