Trabalho microrganismos úteis

Páginas: 6 (1461 palavras) Publicado: 22 de abril de 2015

NUTRIÇÃO
RIBEIRÃO PRETO


MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS
ALIMENTOS PRODUZIDOS PELA AÇÃO DE MICRORGANISMOS



ORIENTADORA - PROFOFESSORA OMARA
Crislaine de Almeida Freitas RA C 348368
Silvana Evangelista Guimarães RA C37DAA6



INTRODUÇÃO

Uma grande quantidade de alimentos são produzidos através de algum ou seja, são produzidos através do uso de microrganismos.
A fermentação é um métodolargamente utilizado para a produção de alimentos. As levedurase em especial, a Saccharomyces cerevisiae, é usada na produção de pão, cerveja, vinho,aguardente assim como a grande maioria das bebidas alcoólicas. Certas bactérias, como asbactérias lácticas, são usadas na produção de coalhada, iogurtes, queijos, picles, chucrute,salame, kimchi entre outras. Um efeito comum dessas fermentações é que estesalimentos tornam-se menos atrativos para outras espécies de microrganismos, incluindo os patogênicos e deteriorantes sendo considerado, deste modo um método de conservação de alimentos.
A fermentação de alimentos é uma técnica usada pelo homem desde a antiguidade. Estes alimentos são melhorados em sabor, aroma, textura e, em alguns casos, elevar a digestibilidade e prover benefícios à saúde.Para vegetarianos esses alimentos servem como um palatável e substituto de proteína de origem animal.
Algumas variedades de queijo necessitam de bolores e outros microrganismos para maturar e desenvolver suas características de aromas.


OBJETIVO
Pesquisar os gêneros microrganismos que são utilizados para produção e conservação de produtos alimentícios. São também chamados Microrganismos úteis. E quaissão esse produtos encontrados para consumo.






DESENVOLVIMENTO

Os microrganismos úteis são utilizados nos processos de transformação de matérias em produtos alimentícios.
São microrganismos controlados, cujo, metabolismo sobre o s componentes da matéria-prima em questão dá como resultado final mesmo metabolismo, não tóxico, porém alimentício.
São usados para a fermentação de massas de pão esimilares, usados na fabricação de cervejas e chpps, iorgute, de queijos, de outros produtos designados de fermentos.
Alguns deles, como o levedo de cerveja, tem propriedades consideradas medicamentosas, como fonte de vitaminas do complexo B e como o irgute, protetor e restaurados da microbiota intestinal (rpobióticos). Esse grupo não faz parte das normas e padrões legais, mas é importante para ocontrole dos processos industriais.
O uso de microrganismos para alimentos fermentados é feito há milênios, só não sabia que agente vivos eram responsáveis pelas transformações que ocorriam durante o processo de elaboração de vinho, leites fermentados, pães e outras.

A culinária asiática é rica em alimentos fermentados. Em particular são usadas as espécies Aspergillus oryzae e Aspergillussojae, algumas vezes chamadas de bolores koji que são empregados de diferentes formas. suas enzimas hidrolíticas os permitem crescer em amido e em outros matérias-primas ricas em carboidratos. No processo koji, as enzimas fúngicas possuem o mesmo papel das enzimas malteantes usadas na produção de cerveja. O mofo koji libera amilases que quebram o amido de arroz, que por sua vez, pode ser fermentadopara fazer vinho de arroz. Bebidas fermentadas de arroz têm numerosas variações locais e nomes dependendo do país e região. Vinho de arroz é chamadoshaoxing em partes da China, saquê no Japão, takj ou yakju na Coreia, bem como por muitos outros nomes em toda a Ásia. Os mofos koji também são eficazes em uma variedade de fermentações de leguminosas dos quais miso e molho de soja são os mais conhecidos.Miso é uma mistura de soja e cereais normalmente usados para dar sabor a sopas. Molho de soja é um saboroso molho salgado feito de soja que foi fermentado por fungos koji e leveduras, bem como várias bactérias halófilas.
A fermentação (fermentare=ferver) originou-se pela liberação de gás durante a fermentação de uvas no preparo de vinhos, que se assemelhava a uma fervura. Posteriormente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalhos Úteis
  • Trabalhos Úteis
  • úteis
  • Microrganismos
  • Microrganismos
  • microrganismos
  • Microrganismos
  • Microrganismos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!