Trabalho metodologia ágil

Páginas: 6 (1347 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
METODOLOGIAS ÁGEIS: XP E SCRUM





Os métodos ágeis de desenvolvimento de softwares surgiram com a necessidade de tornar o desenvolvimento de software mais leve, flexível a mudanças, sem o aumento exponencial dos custos em contrapartida dos métodos tradicionais que desperdiçavam muito tempo em análise e planejamento.


A partir de fevereiro de 2001,desenvolvedores de software devárias partes do mundo insatisfeitos com as técnicas e métodos de desenvolvimento de sistemas usados até o momento, resolveram criar uma aliança chamada de Agile Software Development


Alliance, mais conhecida como Agile Alliance.


E, abrange um conjunto de princípios, que definem critérios para o processo de desenvolvimento de software ágil. Tais princípios ágeis são:


1-Indivíduos e iterações são mais importantes que processos e ferramentas;


2- Software em funcionamento mais que documentação abrangente;


3- Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;


4- Responder a mudanças mais que seguir um plano; ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valoriza-se mais os itens à esquerda.


As metodologias ágeis têm conseguidomaior espaço devido principalmente a mudanças no perfil dos projetos de software.As abordagens tradicionais são pouco propícias às mu danças para atender as necessidades do projeto. No entanto, a realidade atual é compos- ta por alterações a todo o momento e requisitos em constante evolução; ou seja, projetos mutantes,por isso surge à necessidade de metodologias que se adaptem esse paradigma.DESVANTAGENS DOS MÉTODOS.





Uma desvantagem apontada aos ‘Métodos Ágeis’ é o fato de estes não serem escalá-


veis. Na realidade,estes não foram desenhados para projetos muito longos existindo contudo abordagens mais escaláveis, como o Scrum (que é mais adaptado a esta necessidade mas também serve para as de menor porte).


Outra possível desvantagem dos ‘MétodosÁgeis’ passa pelo menor controlo de custos. Tipicamente, nesta metodologia, o projeto termina quando cliente não levantar mais funcionalidades relevantes que deseje ver concretizadas, em oposição a ser acordado um preço e um plano. Daqui tira-se que os custos e durações podem variar e podem ser de difícil gestão para a organização.


Nos últimos tempos, dois destes métodos ágeis se tornarambastante populares em ambientes de desenvolvimento, a saber, o XP (Extreme Programming) e o Scrum





1 – Metodologia ágil XP:





O XP é uma metodologia ágil de desenvolvimento de software através da qual busca-se criar sistemas de melhor qualidade através de um conjunto de valores, princípios e práticas que diferem bastante das tradicionais. Ele é indicado para ser usado com equipespequenas e médias desenvolvendo software com requisitos vagos ou que mudam frequentemente. Seu foco é a codificação e os valores em que se sustenta são comunicação simples, porém eficiente; simplicidade no design, algoritmo e tecnologias utilizadas; feedback em relação à qualidade do código e ao andamento do projeto e coragem para aplicar mudanças que venham a surgir durante o desenvolvimento.O XP, por ser um método orientado a testes, estes são escritos antes da atividade de desenvolvimento e todas as funcionalidades só possuem valor se forem testadas e obtiverem 100% (cem por cento) de aprovação.


No XP é sugerido que, à medida que o código vai sendo gerado, ele deve ser integrado, evitando mais cedo problemas de incompatibilidade. No fim do projeto, a entrega dosistema ocorre quando o cliente estiver completamente satisfeito e não tiver mais nada a acrescentar em relação às funcionalidades.


Outras particularidades do XP são a programação em duplas, para obtenção de feedback do código e encorajamento da equipe, para a realização de mudanças quando necessárias, e a inserção de comentários no próprio código, com o intuito de diminuir a quantidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metodologia agil
  • Metodologia agil
  • Metodologia agil
  • Metodologia de desenvolvimento ágil
  • Metodologia para Desenvolvimento Ágil XP
  • METODOLOGIA ÁGIL
  • Resenha Metodologia Ágil
  • Metodologia Ágil Crystal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!