Trabalho Mec Nica Dos Fluidosii

908 palavras 4 páginas
Engenharia Ambiental

Trabalho Avaliativo Mecânica de Fluidos

Disciplina: Fenômenos de Transporte

Questões teóricas

1- Quais são os três tipos de pressões que ocorrem em escoamentos? Como cada uma delas pode ser medida ou obtida?
Pressão Estática, de Estagnação e Dinâmica

A pressão p que aparece na equação de Bernoulli é a pressão termodinâ- mica, comumente chamada de pressão estática. Para medirmos p, poderíamos nos mover com o fluido, permanecendo assim estáticos em relação ao fluido em movimento.
Como medimos a pressão em um líquido em movimento?

Não há variação de pressão numa direção normal a linhas de corrente retilí- neas. Este fato torna possível medir a pressão estática usando uma “tomada” de pressão instalada na parede do duto em uma região onde as linhas de corrente sejam retilíneas.

O segundo termo da equação de Bernoulli é denominado pressão dinâmica. Para entendermos este termo consideremos a pressão na extremidade de um peque- no tubo inserido no escoamento e apontando para montante. Este tubo é cha- mado Tubo de Pitot. Após o desaparecimento do movimento transiente inicial, o fluido irá preencher o tubo numa altura H. O fluido do tubo estará estacionário, V2 = 0, ou seja, o ponto (2) é um ponto de estagnação.

A pressão de estagnação, no ponto (2), excede a pressão estática, p1, de uma quantidade que é a pressão dinâmica. Então a pressão dinâmica é a diferença entre a pressão de estagnação e a pressão estática.

2- Para dois escoamentos geometricamente semelhantes, mas em escalas dife-rentes, as equações governantes do movimento dos fluidos somente darão os mesmos resultados matemáticos se o valor de qual coeficiente for respeitado?

Dois escoamentos geometricamente semelhantes, mas em escalas diferentes somente terão os mesmos resultados matemáticos se os dois

Relacionados