Trabalho MAREDIR 2 BIM

1895 palavras 8 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO TECNOLOGIA EM
GESTÃO PÚBLICA

Maredir Araujo da Silva

CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA: Estudo de Caso Empresa SINE-MT.

Cuiabá-MT
2014

Maredir Araujo da Silva

Trabalho apresentado ao Curso de (Gestão Pública) da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Administração Pública; Metodologia Cientifica; Licitação, Contratos e Terceirização; Direito Público e Seminário Interdisciplinar.
Orientadores: Profª Carla Patricia Ramos; Profª Marilúcia Ricieri; Profª Janaina Testa e Profª Claudia Cardoso M. Napoli.

Cuiabá-MT
2014

S U M Á R I O~

1.0. INTRODUÇÃO 05
2.0. ESTUDO DE CASO 06
2.1. A Empresa SINE 06
3.0. LIDERANÇA 08
4.0. CONCLUSÃO 40
5.0. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 41

1.0. INTRODUÇÃO

Se em organizações da iniciativa privada a qualidade do produto ou serviço prestado é questão de sobrevivência no mercado, na iniciativa pública é questão de respeito ao cidadão, cumprimento dos Princípios constitucionais da administração pública – legalidade, publicidade, moralidade, eficiência e impessoalidade – e aumento da competitividade do país. São inúmeras as iniciativas de implantação de novos programas e ferramentas de gestão que levem à desburocratização e aos resultados tão esperados pela sociedade e prometidos pelos gestores públicos. A vantagem é que já temos no país um programa federal estruturado para aplicação nas organizações públicas: o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA, instituído pelo decreto n.º 5.378 de 23/02/2005, fundamentado no Modelo de Excelência da Gestão, existente há quase duas décadas, adaptado para a linguagem do setor público, e reconhecido internacionalmente. A desvantagem está no desconhecimento do programa, e é este o grande desafio, a disseminação do mesmo.
Considerando que a maior parte dos servidores públicos encontra-se alocada nos municípios, é ali que a qualidade do serviço público (ou falta dela) pode ser

Relacionados