Trabalho Kitagata

407 palavras 2 páginas
Kitagata Apartaments, um empreendimento de apartamentos de habitação social realizado a pedido da prefeitura da província de Gifu no Japão e de autoria da arquiteta japonesa Kazuyo Sejima.

Dados Gerais:
*Nome: Gifu Kitagata Apartaments
*Localização: Kitagata, Motosu-Gun, Gifu prefecture – Japão
*Tipo: Habitação Multifamiliar
*Cliente: Prefeitura de Gifu
*Coordenador Geral: Arata Isozaki
*Arquiteto: Kazuyo Sejima
*Área do Edifício: 9,982m²
*Estrutura: Concreto Armado, 10 andares.

O Projeto:
Em 1994, o arquiteto japonês Arata Isozaki recebeu da prefeitura de Gifu a missão de supervisionar o planejamento de 430 unidades residenciais em um novo conjunto habitacional para a cidade.
Localizada na cidade de Kitagata, distrito de Motosu na província de Gifu, entre uma área residencial e uma área industrializada, quatro arquitetas foram selecionadas para executar os projetos, entre elas Elizabeth Diller, Akiko Takahashi, Catherine Hawley e Kazuo Sejima.
O projeto geral consiste em 4 prédios, cada qual projetado por uma arquiteta, disponibilizados ao redor do terreno com um grande espaço público no centro com área comunitária e estacionamento. O bloco de Sejima foi designado para ser construído em paralelo e ao longo da rua e foi dividida em duas fases, primeira a construção de 53 unidades residenciais e depois 54 unidades, totalizando 107 residências

Segundo Sejima “dado que este edifício é composto por apartamentos de aluguel, pode-se supor que vários tipos de famílias viverão nessas unidades. Em outras palavras, nós imaginamos que as formas de coabitação não seriam restritas ao padrão de família existente, mas que diferentes tipos de agrupamentos de pessoas devem ser considerados”.

O projeto seguiu as exigências previstas na legislação de habitação pública japonesa em vigor desde 1915, sendo alguma delas:
*Pelo menos 9% da área do piso dos quartos e da cozinha de jantar, devem ser anulados para armários;
*Cada quarto deve ter seu

Relacionados

  • GIFU KITAGATA APARTMENT BUILDING
    1934 palavras | 8 páginas
  • The eames house
    49770 palavras | 200 páginas