Trabalho Karl Marx

Páginas: 5 (1033 palavras) Publicado: 29 de março de 2015
Instituição: Uninove
Curso: Serviço Social
Nome: Bruna Renata Romanini RA: 313106314
Campus: Unidade Vila Maria Turma: 1º Semestre

Descrição dos fatores de surgimento do pensamento marxiano e a identificação de suas consequências.

Neste trabalho vamos abordar o pensamento Marxiano, o focoserão os fatores de surgimento e suas consequências.
Karl Marx nasceu em cinco de maio de mil oitocentos e dezoito, em uma pequena cidade chamada Tréves, na Alemanha. De família burguesa, era o terceiro de nove filhos do casal Hirschel Marx e Henriette Marx.
Karl sempre foi um aluno muito inteligente, porém irônico e de poucos amigos. Um desses foi Edgar Von Westphalen, com o qual aprendeu Homero eShakespeare ao mesmo tempo em que com o seu pai conheceu filósofos racionalistas franceses.
Já na universidade, Marx começava a desenvolver seus pensamentos em uma dissertação sobre “Reflexões de um jovem a propósito da escolha de uma profissão”, na qual expressava duas ideias: a primeira de que somos felizes quando fazemos os outros felizes, e a segunda de que sempre existem dificuldades que fazem avida se desenvolver sem que tenhamos condições para determiná-las. Essas ideias, mesmo jovens acompanharam o seu pensamento por toda a vida.
Em 1836 foi estudar na universidade de Bonn, onde conheceu e sofreu influência dos pensamentos de Georg Wilheim Friedrich Hegel e em 1837 começou a direcionar seus estudos para a filosofia, entrando para o grupo “Doktorklub” (Clube dos doutores). Em 1841terminou seus estudos, porém não pode pegar seu diploma por ser um hegeliano de esquerda, então foi trabalhar em jornais mesmo sofrendo a partir de então perseguições e problemas com a censura da época. Em 1843 casou-se com Jenny, mudou-se para Paris e cada vez mais se interessava pelos fatores políticos.
Nesse período seus pensamentos foram se solidificando com o processo de industrialização, emquestão as divisões e, consequentemente, as lutas de classes sociais contribuindo para o desenvolvimento da sociologia.
Marx partia do princípio que a sociedade, dividida em classes, era dividida em infra e supraestrutura, na qual a infraestrutura se referia a economia com as relações e forças de produção e a supraestrutura se referia à união da estrutura jurídico-política ao ideológico (filosofia,arte, religião, etc). Porém prevaleceu a infraestrutura já que acreditava que as mudanças alcançavam a estrutura social e econômica da sociedade.
“As massas capazes de, no nosso tempo, promoverem a mudança da ordem social, econômica e jurídica são as massas proletárias.”
(Marx, 1981:37)
Para Marx com as divisões de classes o proletariado deveria ser capaz de fazer valer os direitos humanos. Écabível a concordância ao analisar que os mesmos que sofrem as questões sociais advindas das divisões de classes devem ser os primeiros a buscarem seus direitos sociais. Porém mesmo com o passar do tempo e as mudanças de situações, a classe trabalhadora continua limitada a lutar devido à exploração econômica, opressão política e dominação cultural estabelecidos pelos que obtém do poder, impedindo assimuma ação mais forte e eficaz da classe trabalhadora.
Nesse contexto entra a questão da liberdade, na qual Marx defendia que a liberdade política dependia da econômica, pois o ser humano só poderia ser livre se exercesse atividades que não sofressem as pressões do capitalismo. Entretanto, ao mesmo tempo, em relação à natureza o homem adquiria a liberdade conquistada pelos seus instintos e pordescobrir relações técnicas de produção para dominar a natureza, impondo-a a seu serviço. Aumentando assim o seu poder através de instrumentos artificiais, desenvolvendo um homem mais livre e dono de suas ações.
Porém essa liberdade analisada do ponto de vista marxiano se torna falsa visto que o trabalhador é somente uma força de trabalho vendida para o capitalista, é um meio de produção de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo de Trabalho Karl Marx
  • Karl Marx Trabalho
  • Trabalho Assalariado
  • KARL MARX TRABALHO DE SOCIOLOGIA
  • Trabalho Karl Marx
  • Trabalho Karl Marx
  • trabalho segundo karl marx
  • Karl Marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!