Trabalho Jhaymes Abril 2015 II

5052 palavras 21 páginas
SUMÁRIO

Introdução 07

1. A difícil tarefa de alfabetizar 09
2. Quando iniciar o processo de alfabetização? 14
3. A criança já alfabetizada 17

Considerações Finais 21

Referências Bibliográficas 22

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as práticas de leitura para identificar como poderá contribuir na melhoria da habilidade da escrita e verificar possíveis correlações entre a dificuldade de aprendizagem na leitura e escrita, nas situações matemáticas e também nos limites e possibilidades de disciplina e o autoconceito geral, pessoal, familiar, escolar e social de um grupo de crianças. 
Este estudo irá investigar o processo de alfabetizar segundo a psicogênese de linguagem e escrita de Emilia Ferreiro. A pesquisa foi pautada pelos seguintes objetivos específicos: compreender como é a prática de leitura e escrita na educação infantil; identificar estratégias utilizadas pelos professores a fim de desenvolver nos alunos o hábito de ler e escrever (sendo importante que o professor esteja ciente de seu papel na hora da aprendizagem da escrita e da leitura); trabalhar com textos para ensinar a importância de se saber ler e escrever. Desse modo, o professor deve trabalhar desde cedo com a leitura reflexiva, levando textos que interessem aos alunos e utilizando a leitura e a escrita como forma de interação. Como por exemplo para informar, convencer, solicitar ou emocionar.
A problemática desse trabalho se define na necessidade de investigar a dificuldade de aprendizagem e desenvolvimento de ler e

Relacionados