TRABALHO INVIVIDUAL CANDIDO PORTINARI

1009 palavras 5 páginas
SUMÁRIO
Y1 INTRODUÇÃO 6
2 DESENVOLVIMENTO 7
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 11

INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordada uma obra do pintor brasileiro Portinari, falarei sobre sua vida, sua obra e sua técnica empregada, a ideia de que Portinari focar em demonstrar elementos de sua terra, o povo e o sofrimento, principalmente nas fazendas de café, realizou mais de 50 obras. Seus quadros, gravuras, murais revelam a alma brasileira. Preocupado, também, com aqueles que sofrem, Portinari mostra em cores fortes a pobreza, as dificuldades, a dor. Sua expressão plástica, aos poucos, vai superando o academicismo de sua formação, fundindo a ciência antiga da pintura a uma personalidade experimentalista moderna.
O tema essencial da obra de Candido Portinari é o Homem. Seu aspecto mais conhecido do grande público é a força de sua temática social.
Pela importância de sua produção estética e pela atuação consciente na vida cultural e política brasileira, Candido Portinari alcança reconhecimento dentro e fora do País.
1 DESENVOLVIMENTO
1.1 BIOGRAFIA DE CANDIDO PORTINARI
Candido Portinari, nasceu em 30 de dezembro de 1903, numa fazendo de café perto do pequeno povoado de Brodowski, no estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos Giovan Battista Portinari e Dominica Torquato, teve uma infância pobre e humilde uma educação deficiente, não completando sequer o ensino primário, desde criança manifestava sua vocação artística e com seus 9 anos começou a pintar. Aos 14 anos de idade, uma trupe de pintores e escultores italianos que atuavam na restauração de igrejas, passa pela região de Brodowski e recruta Portinari como ajudante. Seria o primeiro grande indício do talento do pintor brasileiro. E ele se torna um dos maiores pintores.
Portinari pintou quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até

Relacionados