Trabalho Introdu O A Nutric O

2174 palavras 9 páginas
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a região Centro-Oeste Brasileira, mais concretamente sobre a origem da culinária e hábitos alimentares.
É o objetivo desse trabalho conhecer melhor cada estado que compõe a região Centro-Oeste, mais especificamente a cultura alimentar de cada um.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica enriquecida com sites e livros.

Geografia e cultura do Centro-Oeste

A Região Centro-Oeste é uma das cinco Regiões que compõem o território brasileiro. É composta pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal. Sua área é de 1.604.850 Km2, ocupando aproximadamente 18,8% do Brasil, tendo a segunda maior extensão territorial entre as Regiões brasileiras, sendo menor apenas que a Região Norte, seu povoamento é consequência dos fluxos migratórios, isso ocorreu primeiramente devido ao transporte de gado do Sul e Sudeste para as primeiras fazendas do Centro-Oeste, além da atuação dos bandeirantes paulistas.
Nas últimas décadas, a Região tem sido bastante atrativa para correntes migratórias, principalmente da Região Nordeste.
Somados os três Estados e o Distrito Federal, o Centro-Oeste brasileiro é composto por 466 municípios e população total de 14.058.094 habitantes. É uma região pouco povoada, apresenta densidade demográfica de aproximadamente 8,7 habitantes por Km2. A maioria reside em áreas urbanas 88,8%, apenas 11,2 % moram na zona rural.
O relevo do Centro-Oeste caracteriza-se por terrenos antigos e aplainados pela erosão, fato esse que desencadeou os chapadões na Região. O clima é tropical semiúmido, o cerrado é a vegetação predominante. As principais atividades econômicas são a agricultura e a pecuária, há também uma forte presença de indústrias.

Turismo no Centro - Oeste
O turismo vem se desenvolvendo rapidamente na região Centro-Oeste do Brasil, atraindo visitantes de várias partes do mundo. A região mais conhecida é o Pantanal, no Mato Grosso e

Relacionados

  • Química
    4739 palavras | 19 páginas
  • A Invenc A O Do Cotidiano Michel De Certeau 1
    106096 palavras | 425 páginas
  • GINZBURG Carlo
    85732 palavras | 343 páginas