Trabalho Interdisciplinar - Roda D'Água

Páginas: 7 (1713 palavras) Publicado: 30 de junho de 2015
1. Introdução


A roda d’água é um mecanismo que possui um bom funcionamento, um excelente rendimento e geralmente atua com predominância somente de água que é aproveitada pela sua própria queda, como força motriz, para sua movimentação, em rios, ribeirões, nascentes e cachoeiras, não necessitando da instalação de bombas para seu funcionamento, somente em casos em que a rotação é muito baixa.Podemos considerar que o baixo custo é uma de suas maiores vantagens e sendo assim, uma possível solução para resolver problemas de abastecimento de água em determinadas regiões.


2. histórico


As práticas da roda d’água realmente parecem ter sido há um século antes de Cristo, acreditam que elas foram as primeiras máquinas motrizes hidráulicas. Imputar-se a Ctesibio, de Alexandria (135 a.C.) ainvenção das rodas d’águas, a algumas indicações que na antiguidade os povos utilizavam a água com fonte de energia no acionamento de moedas com máquinas semelhantes. Foram projetados e instalados para o acionamento elementar de dispositivos mecânicos. Utilizada desde a antiguidade, mas atendendo as exigências por muitos séculos. Apesar de ter sido uma tecnologia primária, mas com eficiência paraatender as necessidades que eram propostas como, por exemplo, pequenas oficinas, moinhos de cereais, artesanatos e também utilizadas em quedas baixas d’água de 3 a 6 m. Sua construção era relativamente fácil e simples.


No século XVIII ocorreram grandes conquistas e revelações de grandes nomes da ciência hidráulica, em 1730, Daniel Bernoulli foi de extrema importância em seus fundamentos para aHidrodinâmica que estuda os movimentos dos líquidos com o famoso teorema e a equação de conservação de energia para os líquidos e foi quem continuou os estudos de Arquimedes que descobriu a hidrostática que estuda o equilíbrio dos fluidos. São teorias utilizadas até os dias atuais.


3. COMO É O SEU FUNCIONAMENTO?


O funcionamento das rodas d’águas consiste basicamente na transformação de energiahidráulica para elétrica e/ou mecânica, utilizando recursos naturais renováveis e ecológicos. Utiliza-se um canal que desvia parte da vazão de água de um manancial, trazendo velocidade e quantidade suficiente para girar a roda. Ao atingir as lâminas dispostas uniformemente por toda periferia da roda, oferece peso suficiente para começar a girar, dando origem a uma velocidade angular, que por suavez, gera energia de rotação, que transmite ao longo do seu eixo de movimento para outras partes, como polias, engrenagens ou manivelas que são conectados em outro mecanismo como bomba de água. Tendo com a finalidade de bombear ou drenar água, conjunto de martelos ou pilões para moer milho e mandioca, cilindros de ferro para moer cana, ou em geradores de energia elétrica.


4. tipos


4.1. SOBREAXIAL


O dispositivo sobre axial considera o modo de capitação de energia hidráulica de forma que a água passe pela parte superior da roda d’água, sendo conduzida pelas aletas afixadas nas extremidades da mesma, deixando uma lateral mais pesada, fazendo-a girar em torno do próprio eixo, capitando a energia potencial do sistema.


Segundo o professor Pereira e Professor Mello, o sistema de rodad’água mais utilizado é o sobre axial por apresentar maior rendimento. Neste a roda é instalada sob uma pequena queda d’água, direcionada ou não por tubo ou condutos de PVC ou similares, que utiliza além da força do fluxo, a gravidade da queda da água para girar e impulsionar, a velocidade angular.


4.2. SUB AXIAL


O dispositivo sub axial trabalha ao contrário do sistema anterior, captando a energiacinética do sistema, sendo propulcionado pelo movimento horário, fazendo com que a água passe por baixo do eixo, aproveitando a velocidade da água. O sistema tem um diferencial devido trabalhar com as aletas semi submersa na correnteza.


4.3. EIXO VERTICAL OU HORIZONTAL


O eixo central do dispositivo recebe uma força motriz devido à água que bate nas suas pás. O eixo na horizontal recebe a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Roda d'agua
  • Roda d'agua
  • Roda d'agua
  • Rodas d'agua
  • Roda d'agua
  • Roda D'agua
  • Exercícios Roda d'Agua
  • patrimonio imaterial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!