Trabalho interdisciplicar Técnico em Análises Clínicas - Pré Natal

3983 palavras 16 páginas
1 INTRODUÇÃO
O pré-natal é um acompanhamento médico que toda gestante deve ter a fim de manter a integridade das condições de saúde da mãe e do bebê. Durante toda gravidez são realizados exames laboratoriais que visam identificar e tratar doenças que podem trazer prejuízos à saúde da mãe e/ou da criança. A função básica do pré-natal é, portanto, promover uma gestação tranquila para a mãe e o nascimento de um bebê saudável.
A atenção obstétrica e neonatal, prestada pelos serviços de saúde, deve ter como características essenciais à qualidade e a humanização. É dever dos serviços e profissionais de saúde acolher com dignidade a mulher e o recém-nascido, enfocando-os como sujeitos de direitos.
Uma atenção pré-natal qualificada e humanizada se dá por meio da incorporação de condutas acolhedoras e sem intervenções desnecessárias; do fácil acesso a serviços de saúde de qualidade, com ações que integrem todos os níveis da atenção: promoção, prevenção e assistência à saúde da gestante e do recém-nascido, desde o atendimento ambulatorial básico ao atendimento hospitalar para alto risco.
Para que seja possível o monitoramento da atenção pré-natal, de forma organizada e estruturada, foi disponibilizado pelo DATASUS um sistema informatizado, SISPRENATAL, de uso obrigatório nas unidades de saúde e que possibilita a avaliação da atenção a partir do acompanhamento de cada gestante.
O momento ideal para iniciar o pré-natal é quando o casal decide engravidar, lembrando que muito antes isso a mulher já deve ter o hábito de visitar o ginecologista para manter seu aparelho reprodutivo livre de qualquer doença que possa comprometer sua fertilidade.
Sabe-se que pelo menos metade das gestações não são inicialmente planejadas, embora possam ser desejadas. Entretanto, em muitas ocasiões, o não planejamento deve-se à falta de orientação, ou de oportunidade para a aquisição de um método anticoncepcional, e isso ocorre comumente com as adolescentes. Faz-se necessário, portanto, a

Relacionados