TRABALHO INTERDISCILINAR PROJETO APLICADO REV04

1810 palavras 8 páginas
1

TRABALHO INTERDISCILINAR PROJETO APLICADO
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

MODELO MATEMÁTICO DE PREVISIBILIDADE DE VAZÃO CRÍTICA
PARA RESERVATÓRIOS DE HIDRELÉTRICAS
Curso: Engenharia Mecânica Professor PA: Rafael Amantea
Gabriel Hamdan, Marcel Duarte, Rodrigo Souza e Wesley Corrêa

Resumo – Devido a grande crise hídrica em que o Brasil passa, faz-se necessário que criemos métodos para analisar e passar a prever a situação dos reservatórios de hidrelétricas a fim de que possamos, com antecedência, executar medidas que mantenham a saúde do reservatório não somente pelos impactos em nossa matriz energética. Para esse estudo, foram angariados dados medidos na Represa de Retiro Baixo no
Rio Paraopeba para que fosse desenvolvido um modelo matemático capaz de prever desabastecimentos, porém com os dados angariados no período não chegouse a um modelo confiável.

1. Introdução

Dentre os recursos naturais essenciais a manutenção da vida no planeta, a água é o mais importante deles. A forma insustentável de como a humanidade conduziu e conduz a exploração dos recursos naturais na atualidade, aliado as alterações nas áreas de preservação, o açoreamento de mananciais e outras ações, tem provocado a escassez de água, provocando graves problemas de ordem ambiental, social e econômica.
A falta d'água aliada ao seu uso para diversas atividades, requerem conhecimento científico, uma base de pesquisa, e ações de gerenciamento e engenharia para garantir o fornecimento de água para diversas atividades. Sem estudos que levem em consideração a qualidade e quantidade de água, avançaríamos pouco nos estudos da influência das chuvas nas bacias, represas e reservatórios, não sendo possível um gerenciamento eficaz do sistema.

2

O Brasil reúne um conjunto de características geográficas e hidrológicas que favorece a implantação de reservatórios. Assim, procura-se suprir as necessidades de abastecimento de água, irrigação e fornecimento de energia elétrica, e outras

Relacionados