Trabalho interdiciplinar unopar individual diferenças pedagogia histórico critico e tradicional

2194 palavras 9 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

Gilnei Rosa de Souza

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Utinga
2012

Gilnei Rosa de Souza

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor de sala: Cléria Fernanda

Utinga
2012
Introdução

A metodologia escolar é um processo dinâmico, que caminha, se amolda às características do conteúdo e do educando, evolui e se aperfeiçoa no tempo. Coloca o aluno no centro do processo educativo, fá-lo protagonista das atividades desenvolvidas.Este trabalho propõe abordar a função da escola e o papel do professor na pedagogia tradicional e a histórico crítica,e as diferenças entre ambas.

Na pedagogia tradicional o professor é a autoridade máxima, ele deve ter um nível de conhecimento razoável, já que é ele que deve passar para os alunos os conhecimentos históricos. O professor na maioria das vezes se limitam a transmitir a matéria de forma global sem se preocupar com as individualidades, e os alunos se limitam a apenas "escutar e memorizar", o que o professor passa, não havendo participação dos alunos.

Nesta tendência o papel da escola consiste na preparação moral e intelectual dos alunos, para assumir sua posição na sociedade. O compromisso das escolas é com a cultura, os problemas sociais pertencem a sociedade. A escola como uma instituição deve procurar a socialização do saber, da ciência, da técnica, e das artes produzidas socialmente, deve estar comprometida politicamente e ser capaz de

Relacionados

  • O trabalho do pedagogo nos espaços educativos
    778 palavras | 4 páginas
  • ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL
    2566 palavras | 11 páginas
  • Trabalho Pedagogia
    4557 palavras | 19 páginas