trabalho integrado avei(acidente vascular encefalico ísquemico

3705 palavras 15 páginas
(AVEI) ACIDENTE VASCULAR ENCEFALICO ISQUÊMICO
Introdução

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma doença de grande impacto sobre a saúde da população, estando entre as principais causas de morte e incapacitação física em todo o mundo. Nos Estados Unidos da América, ele corresponde a terceira maior causa de mortalidade, gerando custos que ultrapassam 18 bilhões de dólares/ ano no que diz respeito à perda de produtividade e despesas médicas secundárias à sua morbidade. No Brasil, as doenças encéfalo vasculares situam se entre a primeira e terceira principais causas de mortalidade, além de ser um dos importantes motivos de hospitalização e incapacidades. Sobre as consequências desse evento isquêmico, pode-se citar a perda do controle voluntário dos movimentos musculares, problemas sensoriais, incontinência, déficit cognitivo e problemas na comunicação e na fala. Esses, por sua vez, podem estar relacionados a limitações das Atividades de Vida Diária (AVD), restrições ao convívio social e redução da qualidade de vida do indivíduo.
O Acidente Vascular Encefálico Isquêmico (AVEI), também conhecido por derrame ou isquemia cerebral, é causado pela falta de sangue em uma área do cérebro por conta da obstrução de uma artéria. Responsável por 85% dos casos de derrame, a doença é a principal causal de morte e incapacidades no Brasil. A cada 6 segundos uma pessoa no mundo morre decorrente de um AVE. Raro em crianças, acomete tanto pessoas jovens quanto idosas.
Quando não mata, o AVEI deixa sequelas que podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes. As mais frequentes são paralisias em partes do corpo e problemas de visão, fala e memória
A falta do sangue, que carrega oxigênio e nutrientes, pode levar à morte neuronal em poucas horas. Por isso, o reconhecimento dos sintomas e encaminhamento rápido ao hospital são atitudes fundamentais.
Sintomas
Fraqueza ou adormecimento em apenas um lado do corpo, dificuldade para falar e/ou entender coisas simples, engolir, andar

Relacionados

  • urgencia e emergencia
    38290 palavras | 154 páginas
  • Semiologia
    39129 palavras | 157 páginas
  • Urgência e emergência
    117704 palavras | 471 páginas
  • Tabela de vencimentos
    116933 palavras | 468 páginas