Trabalho Informal

Páginas: 3 (596 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014

CEFET/RJ - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA














Trabalho Informal
O trabalho informal é o tipo de trabalho desvinculado a qualquer empresa,ou seja, é o trabalho indireto onde não há vínculo empregatício por meio de documentação legalizada, sem carteira assinada, renda fixa e férias pagas.
Mercado Informal

Trabalhador em empresa semcarteira;
Conta própria;
Trabalhador na produção para próprio consumo;
Trabalhador na construção para próprio uso;
Sem declaração;
Trabalhador doméstico sem carteira;
Trabalhadores semremuneração.
Mercado Formal

Trabalhador em empresa com carteira;
Trabalhador doméstico com carteira;
Militares e estatutários.

Esse tipo de trabalho teve grande crescimento na década de 90 quando acompetitividade fez com que as empresas optassem por mão de obra qualificada e, também frente à crise econômica, as empresas tiveram que diminuir seu quadro de funcionários e baixar o valor de suasmercadorias.
Indiscutivelmente, o fator que dá força ao trabalho informal no Brasil é o excesso de tributos incidentes sobre o emprego. O problema do Brasil nesse campo é que a lei trabalhista é umalei única tanto para uma mega empresa, quanto para uma microempresa, e isso cria um problema porque são situações diferentes, já que o poder aquisitivo de cada uma é diferente, logo nem todas asempresas têm condições de arcar com despesas provenientes do contrato de trabalho.
Para minimizar os gastos, o homem foi substituído por máquinas fazendo com que mais pessoas passassem para a condição dedesempregados. Como maneira mais fácil e honesta, as pessoas se tornaram trabalhadoras de rua (camelôs) que apesar de não lhes oferecer garantias e benefícios, como férias, décimo terceiro salário,hora extra remunerada, FGTS, licença maternidade-paternidade, seguro desemprego e outros conseguem o sustento da família mantendo assim seu padrão de vida.





Variações do Trabalho Informal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho informal
  • Trabalho informal
  • Trabalho informal
  • Trabalho informal
  • trabalho informal
  • trabalho informal
  • trabalho informal
  • Trabalho Informal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!