Trabalho Informal

Páginas: 7 (1630 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014
Comércio informal: os dois lados
Isabela Hisatomi
Pauta 1

Comércio ambulante

1) O comércio ambulante é bem presente em toda parte da capital do Mato Grosso do Sul. Podemos ver desde estudantes até idosos que praticam esse comércio como medida para fazer um dinheiro a mais ou até, em certos casos, como fonte primária de renda. A reportagem irá abranger esse comércio nas ruas, terminaisrodoviários e dentro das universidades, e como é visto pelas pessoas.

2) Questões:
O que o fez começar esse trabalho?
Quais as vantagens de ser um comerciário ambulante?
E as desvantagens?
É recomendável?
Por que começou esse trabalho?

3) Fontes:
Internet (sites de estatísticas)
Estudantes que trabalham informalmente
Idosos que trabalham informalmente
Consumidores
LeisNo mês de março desse ano, foi estimado, no Mato Grosso do Sul, que a páscoa aplicasse R$ 107 milhões ao comércio, e que, desses, 11,7% seria movimentado pelo chocolate caseiro, ou seja, R$ 12 milhões. Esses dados revelam como o comércio informal é muito presente – e também crescente – na atualidade brasileira mesmo com a grande quantidade do mercado de trabalho formal nas várias áreascomerciais e a procura por benefícios (como a aposentadoria).
Os principais motivos dos trabalhadores terem ingressado no comércio informal foram a especialização e setorização do trabalho por causa das alterações tecnológicas no século XX.
Assim, o comércio de ambulantes existe em grande parte da cidade de Campo Grande. Desde estudantes até donas de casa, os comerciários ambulantes fazem esse tipode trabalho por motivos pessoais, tais como, “hobbies”, independência, lucro extra no final do mês, etc. Ser ambulante significa vender mercadorias a varejo em locais públicos e por conta própria, com a devida autorização e prazo de validade. Porém, muitas pessoas que fazem o comércio ambulante não possuem nenhuma autorização para isso, mas também nunca são multados ou notificados.
Em entrevistacom a estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fernanda Nogueira, que vende doces na faculdade como ambulante, ela conta sua história de como começou a vender coisas como bijuterias e artesanato anos atrás na escola, “vendia tudo o que podia para ter algum dinheiro”. Fala também sobre como ter independência para cobrir seus próprios gastos foi um dos motivos de tercomeçado esse trabalho.
Também menciona que uma grande vantagem de trabalhar como ambulante é estar sempre com o seu produto, onde quer que ela vá, porém, uma desvantagem é a concorrência e quando não consegue vender tudo acaba ficando no prejuízo.
Mas ainda assim recomenda o comércio ambulante porque é uma boa opção para quem precisa de um pouco de dinheiro e não tem tempo para ter um empregofixo, além de cobrir certas despesas da faculdade, como livros, xerox e a alimentação.
Em outra entrevista, com Paola Roma, que vende artesanatos feitos por ela, conta que começou a vender trabalho artesanal depois que fez um curso básico de cartonagem, onde aprendeu a fazer blocos com capa revestida de tecido. Depois que procurou mais por tutoriais que ensinavam a encadernar, “daí para aencadernação propriamente foi rápido”, conta. Seus produtos se baseiam em carteiras, álbuns, cadernos e porta-cartões.
Fez descobertas de técnicas diferentes, como a costura copta, “me apaixonei por essa técnica”, na qual a lombada fica exposta. Em agosto do ano passado fez um curso em São Paulo de aprimoramento, onde aprendeu outra costura, a copta etíope (que se diferencia por usar pares de agulhas).Afirma que a principal vantagem do comércio informal é ser livre de impostos, porém diz que não é fácil a informalidade, “espero ter firma e um local para vender meus produtos”, já que produz tudo em sua casa. “Mas tinha que começar e essa foi a maneira que achei”, revela. Recomenda o trabalho informal porque, em sua opinião, trabalhar com o que gosta é prazeroso e vale a pena.
Outro exemplo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho informal
  • Trabalho informal
  • Trabalho informal
  • Trabalho informal
  • trabalho informal
  • trabalho informal
  • Trabalho Informal
  • trabalho informal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!