Trabalho Individual 2 Semestre

Páginas: 19 (4646 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015










































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4
2.1 Principais Estruturas de Mercado 4
2.2 A concorrência perfeita 4
2.3 Monopólio 5
2.4 Concorrência monopolística 6
2.5 Oligopólio 6
2.6 Análise do Caso de Formação de Oligopólio no Mercado Supermercadista do Rio Grande do Sul 7
3 métodos quantitativos apliacdos àgestão empresarial. 10
3.1 Medidas descritivas. 10
3.1.1 Medidas de tendência central 10
3.1.2 Medidas de Dispersão 11
3.1.3 Técnicas de Amostragem Probabilísticas. 12
3.2 Números índices 13
3.3 deflação de dADOS 14
4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE: SERVIÇO SOCIAL E CAPITALISMO MONOPOLISTA 15
5 CONCLUSÃO 17
6 REFERÊNCIAS 18




1 INTRODUÇÃO
No atual cenário econômico brasileiro e mundial, pode-seidentificar diversas estruturas de mercados, pois, a maneira como os preços são definidos sofre a influência das características de cada segmento.
O presente trabalho tem como objetivo abordar, de forma teórica, por meio da pesquisa em livros e artigos de internet, as principais estruturas de mercado, destacando o oligopólio, que se dá quando determinado mercado é dominado por um pequeno número degrandes empresas. Esta estrutura de mercado se tornou uma tendência mundial e é a mais presente no Brasil. Neste contexto, será analisado um estudo realizado no estado do Rio Grande do Sul que evidencia o processo de formação de um oligopólio e seus impactos na sociedade.
Também será objeto de estudo, os principais métodos quantitativos que, aplicados na gestão empresarial, se tornam ferramentasimportantíssimas para fornecer dados e informações que auxiliam na tomada de decisão dos gestores das empresas.
Para finalizar o estudo, será feita uma reflexão relacionando o capitalismo monopolista com a ética, a política e o serviço social.



2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
2.1 Principais Estruturas de Mercado
Um mercado é composto por compradores e vendedores, sendo que a palavra mercado podetanto se referir a uma economia como um todo – o mercado brasileiro ou mercado de São Paulo, por exemplo – ou a um produto ou um setor específico qualquer – o mercado de trabalho, o mercado agrícola, o mercado de automóveis, de calçados ou de livros.
A forma como os preços são determinados varia de acordo com as características de cada mercado, dependendo do tamanho de dele, do número devendedores e compradores e do tipo de produto comercializado. Tais particularidades possibilitam identificar quatro estruturas:
a) Concorrência perfeita
b) Monopólio
c) Concorrência monopolística.
d) Oligopóliod)
O mais comum na literatura econômica é classificar como “mercados imperfeitos o monopólio, o oligopólio e a concorrência monopolística.
Abaixo analisaremos as principais características de cadaum desses mercados.
2.2 A concorrência perfeita
É classificado como concorrência perfeita um mercado quando possui as características abaixo:
a) há um grande número de vendedores e compradores independentes, sendo a relação destes com o mercado como um todo é muito pequena e, em decorrente disto, eles são incapazes de afetar os níveis de oferta e procura do produto e o seu preço.
b) as empresas queatuam neste mercado vendem produtos homogêneos - idênticos ou substitutos próximos - de forma que os consumidores possam comparar os preços;
c) o mercado oferece informações perfeitas a respeito das suas condições, pelos vendedores e pelos compradores, evitando um competição em desigualdade;
d) as empresas podem entrar e sais livremente deste mercado, não existindo restrições para que uma empresanova entre no mercado ou nem associações de produtores visando impedir ou inibir o acesso.
d) mobilidade dos fatores de produção, possibilitando que a mão-de-obra e outros fatores produtivos mudem de uma empresa para outra ou de uma região para outra.
É o mercado que estabelece o preço do produto na concorrência perfeita, extinguindo toda a possibilidade de o consumidor ser explorado Examinando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho individual 2 semestre
  • Trabalho Individual 2 Semestre
  • TRABALHO INDIVIDUAL 2 SEMESTRE
  • Trabalho individual 2 semestre
  • 2 Semestre Trabalho Individual
  • trabalho individual 2 semestre
  • LAIS TRABALHO INDIVIDUAL 2 SEMESTRE
  • trabalho individual 2 semestre pedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!