Trabalho INDICADOR SOCIAL PRONTO

Páginas: 14 (3298 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO AQUIDUANA
SERVIÇO SOCIAL- TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAS

ELISANGELA ESCOBAR GONÇALVES FANAYA 219613
JÉSSICA DE SOUZA SANTOS 232349MICHELLE LUANA G. DE F. RODRIGUES 235451
=-=-‘ SANDRA ELAINE REZENDE GONÇALVES 235460
VALÉRIA SILVA COSTA 201049
VANUZA RODRIGUES DE SOUZA 201020

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS


Tutor à distância: MariaClotilde Pires Bastos




Aquidauana – MS
Setembro de 2012*/

INTRODUÇÃO
Os indicadores são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Vistos em conjunto, devem refletir a situação sanitária de uma população e servir para a vigilância das condições de saúde. A construção de um indicador é umprocesso cuja complexidade pode variar desde a simples contagem direta de casos de determinada doença, até o cálculo de proporções, razões, taxas ou índices mais sofisticados, como a esperança de vida ao nascer.
A importância atribuída ao tratamento da informação é cada vez mais freqüente a necessidade de se compreender as informações veiculadas, especialmente pelos meios de comunicação, paratomar decisões e fazer previsões que terão influência não apenas na vida pessoal.
A necessidade dos diversos sujeitos coletivos captarem a Política Pública em sua totalidade, o que significa analisar a política social intimamente articulada à política econômica. No campo da Assistência Social, alerta-se para a importância de iniciativas políticas que afirmem os princípios da Seguridade Social, e,particularmente, do seu caráter sistêmico, o que significa a fuga de uma ótica setorialista das políticas sociais, para não cairmos na armadilha de uma “compensar” a outra. Outra questão importante é a defesa da Seguridade Social articulando-a aos interesses mais gerais da sociedade e ao questionamento da evasão das riquezas geradas pela classe trabalhadora brasileira para o cumprimento das metas deajuste fiscal. Ressaltamos que os espaços de controle social – Conselhos e Conferências – são fóruns privilegiados para a defesa da Seguridade Social e da Política de Assistência Social.





Politicas Publicas
Política pública é definida como o conjunto de ações desencadeadas pelo Estado, no caso brasileiro, nas escalas federal, estadual e municipal, com vistas ao atendimento a determinadossetores da sociedade civil, são diretrizes, princípios norteadores de ação do poder público; regras e procedimentos para as relações entre poder público e sociedade, mediações entre atores da sociedade e do Estado Elas podem ser desenvolvidas em parcerias com organizações não governamentais e, como se verifica mais recentemente, com a iniciativa privada.
Ela possibilita ter uma visão ampla das açõesgovernamentais em situações distintas da realidade brasileira que, além de complexa, apresenta enorme diversidade natural, social, política e econômica que gera pressões nos diversos níveis de gestão. As forças políticas devem ser identificadas para compreender os reais objetivos das medidas aplicadas relacionadas às mudanças climáticas no Brasil.
As políticas públicas traduzem, no seu processo deelaboração e implantação e, sobretudo, em seus resultados, formas de exercício do poder político, envolvendo a distribuição e redistribuição de poder, o papel do conflito social nos processos de decisão, a repartição de custos e benefícios sociais.
Elaborar uma política pública significa definir quem decide o quê, quando, com que conseqüências e para quem. São definições relacionadas com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de Indicadores sociais
  • TRABALHO SOBRE INDICADORES SOCIAIS
  • Trabalho de indicadores sociais
  • Trabalho De Social PRONTO
  • TRABALHO DE TRATAMENTO DAS INFORMAÇOES E INDICADORES SOCIAIS
  • Trabalho de tratamento de informação e indicadores sociais
  • trabalho de tratamento de informaçao e indicadores sociais
  • INDICADORES SOCIAIS: SUA IMPORTÂNCIA PARA O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!