trabalho indesdiciplibar

796 palavras 4 páginas
CENTRO FEFERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE MINAS GERAIS
CEFET-MG
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

“A GLOBALIZAÇÃO DA NATUREZA E A NATUREZA DA
GLOBALIZAÇÃO”

No texto “A globalização da natureza e a natureza da globalização” do autor Carlos Walter Porto Gonçalves o autor aponta os anos 90 como aquele em que a questão ambiental se torna mais visível internacionalmente e passa ser obrigatório esse tema na agenda política. Com a criação da Rio 92 e do Protocolo de Kyoto, o debate ambiental deixa de ser um assunto especifico dos ambientalistas, interessando a todas as classes sociais. Segundo o autor surge então uma preocupação maior com o lugar em que moramos, ou melhor dizendo, com o meio ambiente.
O autor aborda em seu texto a lógica do livre comercio relacionando-a com a questão do meio ambiente. Segundo o autor com toda discussão sobre a questão ambiental se torna evidente que há uma contradição entre o meio ambiente e a lógica do livre comercio. Carlos Walter afirma que o meio ambiente é o lugar em que não há só produção, também moramos nele. Já no processo de produção, é produzido não só o que será utilizado, mas também tem a produção de muitos rejeitos que acabam se tornando parte do meio ambiente de quem fica naquele lugar. O texto também relaciona a questão ambiental com a OMC (Organização Mundial do Comércio). Esta instituição internacional deseja a abertura das fronteiras comerciais e tem interesse nas grandes corporações internacionais, já que estas tem grandes benefícios na política do livre comércio, o que torna as políticas ambientais cada vez mais difíceis.
O autor também aborda em seu texto, as ideias do industrial suíço Stephan Schimidheiny, lançadas em seu livro chamado “Changing Course”, neste livro Stephan desenvolve uma visão que tem sucesso mais tarde, na cúpula Rio+10. Trata-se de uma visão de que mercado sendo operado livremente é a única maneira de se alcançar o

Relacionados