Trabalho homem cultura e sociedade

Páginas: 9 (2101 palavras) Publicado: 13 de junho de 2015





VOTORANTIM-SOROCABA


Homem Cultura e Sociedade


Aluno: Marcio Wada
Curso: Engenharia Mecânica
Período: Noturno

Problema: Inclusão de famílias gays e lésbicas no Brasil.
Justificativa Pesquisar artigos científicos e diversos referente a inclusão e aceitação de famílias homo afetivas no Brasil e a sua inclusão social.
Objetivo: Irei tratar de sobre o problema de aceitação da“família moderna”, ou seja, a inclusão de famílias que contenham parceiros ou casais (Conjunto de duas pessoas que tem uma relação sentimental e/ou sexual *dicionário Aurélio) do mesmo gênero que está tendo bastante visibilidade nos últimos anos no Brasil e em outros países e que possui vários apelos no congresso nacional e atualmente possui várias pesquisas desenvolvidas atualmente.
Vou iniciartratando do assunto de como os homossexuais eram vistos no passado, onde James Green tem como base uma sociedade mais hostil e regida pelo militarismo onde os homossexuais eram nominados de acordo com sua atividade, na década de 1940 eram classificados como “ativos” e “passivos”, 1970 como “entendidos” e posteriormente como “Gays”, “lésbicas” ou homossexuais.
De acordo com James Green, ohomossexual no século XX tinha uma falsa aceitação e possuía muita visibilidade no carnaval que é uma festa religiosa e também cultural onde culturalmente é considerada uma festa mais sexual, uma coisa que mais chamava atenção nesta época era a cantora portuguesa Carmen Miranda, no qual, muitos homens imitavam sua personagem, um exemplo disto foi o filme Banana da Terra (1938) que exemplifica a sua obra etambém apresenta a alteração de papéis na sociedade principalmente no carnaval.
Nesta época a sociedade possuía um papel muito forte no que se refere a gênero, levando a altos índices de homicídios e atos violentos, que levou vários homossexuais Brasileiros a pedirem asilo em outros países.
Para reafirmar o início violento da “subcultura Gay”, a base de pesquisas de James leva em consideraçãorelatórios médicos e criminológicos onde a classe era alvo principal da polícia, política e saúde.
O não entendimento era tanto, que, no início do século XX, em um projeto de higienização da cidade do Rio de Janeiro liderado pela elite expurgou os antes chamados de pederastas e efeminados, no qual, as autoridades utilizavam os seus atos como atentado ao pudor, vadiagem e uso de nome suposto pararepreensão.
Esta repreensão agia em todas as classes menos favorecidas como os afrodescendentes e pessoas que trabalhavam com a prostituição (que também era visto como atividade praticada pelos homossexuais), porém, já nesta época estilistas, cabelereiros e pessoas das classes mais abastadas que eram homossexuais criaram um nicho protegido dentro da elite, porém, sempre respeitando os papeis masculinose femininos.
Neste período a sociedade tratava a homossexualidade como homossexualismo, uma doença psicológica onde carecia de tratamento ou outras mistificações.
Em sua obra James também trata do sexo e a vida noturna incluindo pessoas que praticavam o “homossexualismo” de modo afeminado e perambulando pelas ruas no período da noite e encontravam-se em um ambiente hostil, estas atitudes geraramum sentimento de preconceito e discriminação na sociedade que adotou o termo classificatório “bicha” ou “viado” que provem do idioma francês biche que significa Veado, este preconceito transgrediu décadas podendo ser visto até na sociedade atual.
Foi na época de 60 que se configurou a “explosão” de casas noturnas e demais locais voltados para o público homossexual no centro de São Paulo, no qualtinha por principal intuito a melhor visibilidade, a primeira casa noturna voltada para o público homossexual foi o clube nostromondo localizado na rua da Consolação em São Paulo que encerrou suas atividades em 2014 depois de 43 anos devido à concorrência atual, mais precisamente das boates Bubu Lounge e The Week Brasil (pesquisa de campo).
Estes estabelecimentos abertos na década de 60 geravam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho homem, cultura e sociedade
  • Trabalho Homem Cultura E Sociedade
  • Trabalho de homem cultura e sociedade
  • Trabalho De Homem Cultura E Sociedade 11
  • Trabalho Interativo Homem Cultura E Sociedade
  • Homem cultura e sociedade
  • homem, cultura e sociedade
  • Homem Cultura e Sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!