Trabalho Historia Do Pensamento Geografico

Páginas: 6 (1408 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2015
Avaliação de HPG – recuperação.
Nome: Maria Carolina Graciano Sugahara
Geografia (integral) – 05/08/2015
1 - Aponte e comente as principais características da geografia clássica quanto ao objeto de estudo, seus conceitos basilares e metodologia de investigação.
A concepção de Kant coloca a Geografia como uma ciência de síntese (trabalha com coisas dasdemais ciências), descritiva (enumera os fenômenos em questão) e que visa abranger uma visão de conjunto da terra. Outros autores vão definir a Geografia como estudo da paisagem, ou seja, restrita aos aspectos visíveis. Esta possuiria duas variantes: uma descritiva (morfológica), e outra preocupada com a analogia entre os elementos com a dinâmica destes. Daí a grande valorização da intuição nosmétodos de análise.
Propõe-se, depois, a Geografia como um estudo da individualidade dos lugares, para ser possível compreender o caráter de cada porção do planeta. Surge, portanto, a Geografia Regional, cujo objeto de estudo é a região.
Finalmente, define-se a Geografia como as relações sociedade/natureza. Seria, então, uma disciplina que abrangeria as ciências naturais, humanas ou sociais.Aparecem três visões distintas de objeto, e o homem aparece como objeto passivo (Ratzel). Outros autores vão definir o objeto como a ação do homem na transformação desse meio, dando peso aos fenômenos humanos, e outros dando igual peso à fenômenos humanos e naturais.
Com Humboldt e Ritter, a Geografia apoia-se em conceitos naturais, sendo uma ciência descritiva, na observação de elementos da natureza.
Asbases da Geografia Tradicional se alicerçam no método positivista, que reduz a realidade ao mundo dos sentidos (a geografia seria uma ciência empírica, pautada na observação). Outros métodos também se baseiam no determinismo (Ratzel), estudando as influências das condições naturais sobre a evolução das sociedades, e no possibilismo (La Blache), onde a natureza existe, mas não determina, dá apenaspossibilidade ao homem.

2- Apresente os principais autores e obras da geografia clássica alemã e francesa.
Os principais autores da Geografia Alemã foram Alexandre Von Humboldt, Carl Ritter e Friedrich Ratzel.
Com o primeiro, Humboldt, sua proposta de Geografia aparece na justificativa e explicitação de seus próprios procedimentos de análise, com o empirismo raciocinado, isto é, a intuiçãoatravés da observação. Assim, não estava preocupado em formular os princípios de uma nova disciplina. Desta forma, seu trabalho não tinha um conteúdo normativo explícito. Seus principais livros são Quadros da Natureza e Cosmos, ambos publicados no primeiro quartel do século XIX.
A obra de Ritter já é explicitamente metodológica. Em seu principal trabalho, Geografia Comparada, há um intuito deliberadode propor uma Geografia, sendo assim um livro normativo. Ritter define o conceito de “sistema natural”, isto é, uma área delimitada dotada de uma individualidade.
O principal livro de Ratzel, publicado em 1882, denomina-se Antropogeografia – fundamentos da aplicação da Geografia à História. Nela , Ratzel definiu o objeto geográfico como o estudo da influência que as condições naturais exercemsobre a humanidade, através da fisiologia, psicologia e na própria constituição social, pela riqueza que propicia, por meio dos recursos do meio em que está localizada a sociedade. A natureza também atuaria na possibilidade de expansão de um povo. O homem precisaria utilizar os recursos da natureza, para conquistar sua liberdade. Justificando essas colocações Ratzel elabora o conceito de “espaçovital”.
O principal e mais influente autor da Geografia Francesa foi Vidal de La Blache. Este autor, que publicou suas obras nas últimas décadas do século passado e nas primeiras do atual, fundou a escola francesa de Geografia e, mais, deslocou para este país o eixo da discussão geográfica, até então sediado na Alemanha. Vidal de La Blache planejou uma obra coletiva, a Geografia Universal, que foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • historia do pensamento geografico
  • Historia do pensamento geográfico
  • História do Pensamento Geográfico no Brasil
  • Historia do Pensamento Geografico
  • Historia do pensamento geografico
  • Historia do pensamento Geografico
  • Resumo da história do pensamento geográfico
  • História do Pensamento Geografico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!