Trabalho historia da arte - rupreste do brasil - rodrigo

1416 palavras 6 páginas
ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 2
2. A ARTE NAS SOCIEDADES SIMPLES 3
3. DIFERENTES MANEIRAS DE PERCEBER A ARTE RUPESTRE 4
4. BREVE HISTÓRICO DO ESTUDO DA ARTE RUPESTRE NO BRASIL 6
5. OS PRIMEIROS ARTISTAS 6
6. ESTUDOS DOS GRAFISMOS ATRAVÉS DO TEMPO 7
7 – CONCLUSÕES 7
8 – REFERÊNCIAS 8

1. INTRODUÇÃO

A vida do homem, vem marcando a história com passagens extremas, tendo como as mais diversas formas organizacionais: social, ideológica, estética, religiosa. E em cada etapa desse tempo, assumindo contornos e lógica constitutiva própria. Essas expressões da vida do homem são testemunhas materializadas espacialmente e perpetuados, quer na forma de pinturas ou gravuras, quer na forma de instrumentos e artefatos, ou mesmo pela permanência da tradição.

Nesta materialização de sentimentos, atos, gostos e idéias que a Arqueologia, enquanto disciplina preocupada em entender a conduta dos homens no passado elege como seu objeto de estudo.

De forma a ampliar seus objetivos de estudos, a Arqueologia tem considerado também as outras esferas de inserção dos grupos humanos no passado, ou seja, a inclusão dos aspectos ambientais e adaptativos desses grupos. Desta forma, a Arqueologia, nos dias de hoje, dirige seus esforços no tratamento de dados de natureza cultural, social, ambiental ou mesmo bioantropológica, procurando atender a sua função primeira, que é o resgate do passado cultural do homem, entendendo as formas que construiu e adaptou para sua perpetuação (NETTO, 2001).

Tendo em vista o crescimento dos estudos de Arte Rupestre no Brasil e o desenvolvimento de suas metodologias, essa especialidade vai assumindo forma que apresenta atualmente. Assim, surgem os mecanismos tradicionais de representação da Arte Rupestre, suas unidades classificatórias como, por exemplo, os conceitos de Tradições, Estilos e outros.

2. A ARTE NAS SOCIEDADES SIMPLES

Ao pensarem sobre as diferenças na sociedade, os pesquisadores sociais,

Relacionados

  • Politica para quê?
    4390 palavras | 18 páginas
  • História da politica no brasil, de 31 de janeiro de 1961 a 15 de março de 1990.
    14623 palavras | 59 páginas
  • Engenharia da computacao
    76739 palavras | 307 páginas