Trabalho HISTO RICO Nicole Librizzi

474 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE DESPORTOS – CDS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Disciplina: Teoria e Metodologia do Handebol
Professor: Leandro Teixeira Floriano
Acadêmica: Nicole Librizzi

HISTÓRICO DO HANDEBOL
A criação do Handebol como esporte propriamente dito ocorreu na Alemanha, por volta de 1914, pelo alemão chamado Karl Schellenz. Segundo o artigo científico de Olivoto (2003), a criação surgiu a partir de visitar para América do Sul, na época que Karl era marinheiro pela frota alemã, pois no Uruguai, havia um esporte semelhante chamado “Balomano”. Juntando as experiências uruguaias com as evidenciadas na Tchecoslováquia, através do desporto envolvendo bola e mãos chamado “Azena”, o alemão criou o que conhecemos hoje como Handebol, porém com regras diferentes que foram adaptadas até a atualidade.
O fato é que a partir da criação da bola, um dos instrumentos esportivos mais antigos do mundo, e consequentemente surgiram diversos desportos que conduziam a bola com as mãos, o quais foram de certa forma percursores para a modalidade.
A Federação Brasileira de Handebol suporta a teoria de que Homero, na Odisseia já teria citado o esporte, assim como posteriormente os romanos, mas que a sua criação também se der com Karl Schellenz na Alemanhã em meados de 1919. Tal como, apoia que a criação do esporte teve como base a prática de outras modalidades realizadas com o domínio da bola com as mãos, provenientes de países como França, Dinamarca, Irlanda, Uruguai e Tchecoslováquia.
De fato, após da criação do Handebol como esporte, sua oficialização ocorreu em 1920 pelo Diretor da Escola de Educação Física da Alemanha, e as regras eram diferentes das aplicadas atualmente. Na época o jogo era praticado em campo e o número de jogadores era 11, semelhante ao futebol.
Com o crescimento do número de praticantes ao redor do mundo, em 1927, relativamente poucos anos após a criação do esporte, foi solicitado ao comitê Olímpico a inclusão do Handebol no jogos,

Relacionados