Trabalho Hist

Páginas: 2 (352 palavras) Publicado: 28 de maio de 2015
Nacionalismo Reformista
O governo Jango foi conturbado.Parte do empresariado desconfiava dele e diminuiu seus investimentos na produção, ocasionando queda do emprego.Além disso, o custo das obraspúblicas consideradas essenciais obrigava o governo a emitir dinheiro. A queda da produção e a emissão de dinheiro elevaram a inflação – diminuindo o poder de compras do salários.

Reformas de Base
Asreformas de base apareceram com mais intensidade durante o governo do presidente João Goulart. Jango prometeu realizar as reformas de base, a proposta era reestruturação de uma série de setoreseconômicos e sociais ( - ex: agrária,administrativa ,bancária, tributária , eleitoral e educacional - ).Com isso, buscava se aproximar das camadas populares.Em relação as essas reformas a sociedade brasileirase dividiu.
Quem era favor às reformas de base eram :
Os estudantes (União Nacional dos Estudantes) e
Os Católicos ( Juventude Operária Católica e Juventude Universitária Católica)
E quem era contraeram:
Os grandes empresários, parte do alto clero,os oficiais do Exército e organizações como Instituto Brasileiro de Ação Democrática e Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais
Essas organizaçõesinvestiam milhões de dólares em propaganda contra o governo Jango.
Os movimentos sociais exigiam as reformas de base que o Jango havia prometido.Sem apoio do Parlamento, o presidente optou por seaproximar dos movimentos sociais.Em 13 de março liderou o comício pelas reformas de base; 6 dias depois as autoridades civis e religiosas promoveram no centro da capital paulista uma gigantesca passeatacontra as reformas de João Goulart ( - A marcha da Família com Deus pela Liberdade -).

O Golpe de 1964

Um grupo de fuzileiros navais enviados para prender os mais de mil marinheiros que estavampromovendo uma manifestação solidarizou-se com os manifestantes. O governo Goulart pôs fim a rebelião, mas não puniu os rebeldes.Os oficiais das Forças Armadas consideraram essa atitude um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de hist
  • TRABALHO DE HIST
  • Trabalho De Hist
  • trabalho hist
  • Trabalho Hist
  • TRABALHO DE HIST
  • tRABALHO hist
  • Trabalho de hist.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!