TRABALHO HIST RIA A EDUCA O E DA PEDAGOGIAETAPA 01 E ETAPA O2 COMPLETO

757 palavras 4 páginas
ETAPA 01:
PASSO 01 E 02.
1. O que significa afirmar que ”Somos feitos de tempo”?

O passado é a nossa raiz. Somos formados, pela cultura dos nossos antepassados, o que somos hoje, um povo moderno, porque teve um passado em que o povo teve que construir suas raízes para termos um mundo moderno de hoje. Quando fala de “Somos feitos de tempo”, quer nos forçar a ideia de que o tempo nos constrói. Tempo é conteúdo.

2. Explique por que a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado, o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares.

Não são idênticos e nunca será, pois cada acontecimento tem seu tempo e sua causa, nós não vamos poder nos identificar com a educação do passado, pois evoluímos, os tempos são outros. As pessoas mudaram o conhecimento não é mesmo do passado. Podemos, nos comparar com os acontecimentos passados, porém copia lós, jamais.

3. Resumir os quatro argumentos de Antônio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação.

1º Argumento: Na visão dele, devemos sempre carregar a curiosidade conosco, pois devemos entrar a fundo a fundo na historia e se basear nos estudos que já foram feitos, e devemos comparar os atuais problemas com o do passado, para saber qual é a melhor medida a ser tomada.
2º Argumento: Para Nóvoa a história da educação nos ajuda a termos ideia sobre “Múltiplas Identidades”, pois se basearmos nas tradições e culturas do passado, podemos compreender várias identidades.
3º Argumento: Nóvoa defende que passado não é somente um passado, que deve ser esquecido, e sim para ser estudado e lembrado a ponto da gente se basear a ter ideias novas a partir das experiências que o passado, nos providenciou.

4º Argumento: Neste argumento, Nóvoa acredita que o passado é referencia para os projetos pedagógicos atuais. Pois se olharmos no passado, e vermos se já houve tentativas de experiências, poderemos ver se dará certo ou não se tentarmos de novo.

Considerações Finais.

Relacionados